O forte temporal que atingiu o Médio Vale do Itajaí na noite desta terça-feira (17) causou estragos também em Ascurra. A prefeitura informou que 60% da área urbana da cidade foi atingida pela chuva e pelo menos 30% das casas sofreram com alagamentos. Os dados da Defesa Civil municipal apontam mais de 200 milímetros de chuva em apenas duas horas — o que equivale a 200 litros de água por metro quadrado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O prefeito Arão Jovino estava em Brasília e conseguiu um voo nesta manhã para retornar a Ascurra e comandar os trabalhos de auxílio às famílias atingidas. Segundo ele, não há pessoas em abrigos, mas muitas estão na casa de familiares, amigos ou vizinhos — ou seja, desalojadas. São cerca de mil moradores afetados. Será decretada situação de emergência em Ascurra.
Leia também: Temporal deixa mortos e desaparecidos em noite de terror em Rodeio
Além do suporte aos moradores, a prioridade é desobstruir tubulações e limpar os ribeirões, para caso volte a chover na região. Profissionais também estão sendo mobilizados para verificar a situação das pontes. Uma caminhão deve percorrer a cidade para recolher entulhos e móveis danificados pela água.
Continua depois da publicidade
A BR-470 está totalmente interditada no limite entre Rodeio e Indaial, onde uma cratera se abriu. Não há previsão de liberação para tráfego.
Imagens áreas mostram o lodo que ficou nas ruas quando o nível da água baixou.
Leia mais
Temporal deixa mortos e desaparecidos em noite de terror em Rodeio
Cratera na BR-470 interdita trânsito em Indaial nos dois sentidos; veja fotos