Ruas e calçadas ficaram alagadas em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, após as fortes chuvas que atingiram o município na noite de terça-feira (2). Durante a madrugada, pelos menos quatro famílias do bairro Renascer ficaram desalojadas por conta de alagamentos, de acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A medida, no entanto, foi de caráter preventivo e os moradores retornaram para a residência nesta manhã após o córrego, que havia transbordado, ter voltado ao nível de normalidade. A Secretaria de Obras do município foi acionada para fazer a limpeza.

Da madrugada de quarta até o início da manhã foram registrados cerca de 77.5 milímetros de chuva acumulada na região de Criciúma. Nas primeiras horas do dia, ocorreram deslizamentos de terra nos bairros Maria Céu e São Simão, conforme o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Pereira de Borba.

Os locais estão sendo monitorados pelo órgão e rondas estão sendo feitas nas áreas que apresentam risco, disse o coordenador. Ainda não há registro oficial de feridos, nem números em relação aos danos materiais causados pelas cheias.

A chuva deve permanecer ao longo do dia no município e as rajadas de vento podem chegar a 65km/h à tarde e à noite, segundo informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Continua depois da publicidade

Queda de telhado

A estrutura do telhado do ginásio de esportes do Colégio Estadual Cardeal Arco Verde, em São Carlos, cedeu na madrugada desta quarta-feira (3), por volta das 4 horas. O local foi isolado segundo a Defesa Civil do Estado. Não houve registro de feridos.

Deslizamento

No município de Meleiro, também no Sul do Estado, houve registro de deslizamento na rodovia SC-447 por volta das 21h de terça. O caso aconteceu no trecho que liga Meleiro a Araranguá. Não houve feridos.

Semana começou com temporal

Desde o início da semana, cidades catarinenses têm sido atingidas por temporais. No Oeste e na Serra, houve alagamento e destelhamento.

Cerca de 100 residências foram afetadas pelo temporal que atingiu Xaxim na noite de segunda-feira (1º). Também foram registradas quedas de árvore e de postes no municípios.

Continua depois da publicidade

Em Marema, município próximo à Xaxim e Xanxerê, fortes chuvas na manhã de terça (2) fizeram com que um riacho, que corta a cidade, transbordasse. Foram registrados aproximadamente 70 milímetros de chuva em um período de 30 minutos.

Leia mais: Temporal causa prejuízos no Oeste

Chuva forte causa novo alagamento no Oeste

Em Lages, na Serra, pelo menos 13 bairros foram atingidos pelo temporal. Cerca de 20 casas ficaram destelhadas após as rajadas de vento.

Leia mais: Temporal deixa estragos na Serra

O tempo deve ficar menos nebuloso nesta quinta-feira (4) e a previsão da Epagri/Ciram é de sol para os cinco municípios.

Leia também

Santa Catarina terá mais um dia de tempo instável nesta quarta-feira