Os estragos causados pela chuva que não cessa em Blumenau e região aumentam a cada hora nesta quinta-feira (21). Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo já enfrentam enchentes. Em Timbó, o nível do Rio Benedito estava em 7,55 metros às 16h. Benedito Novo é terceira cidade do Estado que acumula o maior volume de precipitação nas últimas 24 horas (113 milímetros, conforme dados da Defesa Civil das 9h30min).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa.
Outros municípios como Indaial, Gaspar e Pomerode também estão em estado de alerta. Em Blumenau, já são cerca de 90 ocorrências atendidas desde domingo (17). Apenas nesta quarta foram 48 chamados, a maioria por deslizamentos de média gravidade, ou seja, que não causaram a necessidade de abandono de casas, mesmo que temporariamente.
> Cotas de enchente nas ruas de Blumenau
Às 15h, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 6,47 metros (alerta). A previsão é que ele atinja 7,50 metros às 21h. Ruas do bairro Itoupava Norte e Fortaleza inundam a partir dos 7,40 metros. Na Rua Alberto Stein, uma queda de árvore impede a passagem de veículos em frente ao Parque Ramiro Ruediger, em sentido à Rua Almirante Tamandaré. O local está sinalizado e equipes já atuam no local. As linhas do transporte coletivo 32, 903 e 902 estão sendo desviadas pela Rua Marechal Deodoro.
Continua depois da publicidade
Rio Itajaí-Açú atinge a marca de 6,33 metros às 14h desta quinta-feira (21), em Blumenau. A cidade está em situação de alerta para enchentes. Confira a cobertura completa em https://t.co/LYMOdiN7SN
— Santa (@santacombr) January 21, 2021
Imagens: Tiberê Lanzarini pic.twitter.com/6iUTBymuxy
Na Vila Itoupava, região que acumula o maior volume de chuvas na cidade, uma queda de barreira interditou a Rua Erwin Manzke. Anel Viário Norte, na Ponta Aguda, está com o acesso interditado por causa de deslizamento de terra. A Rua Ruy Barbosa, na altura do número 2.500 está totalmente interrompida, com árvore caída sobre a pista.
Chuva em Benedito Novo
Assim como Timbó, Benedito Novo já está em situação de enchente, já que com o Rio Benedito em 4,60 metros algumas casas são afetadas e na medição das 15h ele estava em 5,04 metros. O número, no entanto, está em queda. Às 12h o índice era de 5,10m. Já são três famílias desabrigadas e 50 casas com água.

Alagamentos atingem a região central, o Alto Benedito e o interior do município.
Continua depois da publicidade
Chuva em Rio dos Cedros
O nível do Rio dos Cedros chegou a 6,48 às 16h30min. Para haver pontos inundados são necessários 6,02 metros, por isso a cidade já está em situação de enchente. Cerca de 15 deslizamentos e quedas de árvore também aconteceram.
Uma casa da comunidade Rio Herta foi atingida pelo escorregamento nesta madrugada, mas a família já havia sido levada a um abrigo provisório nesta quarta-feira (20), no salão da capela local.
Mais de cinco ruas já estão alagadas e casas começam a ser atingidas. As quedas de barrerias em vias já foram removidas, exceto no Alto Cedro, em um ponto considerado de risco para desobstrução neste momento.

Chuva em Timbó
Com a situação de enchente e pontos de alagamento, a prefeitura e a Defesa Civil, junto com o comitê de crise, pedem para que quem tenha caminhões que possam ajudar na retirada dos pertences das famílias entre em contato. Três já estão em um abrigo da cidade.
Continua depois da publicidade
Em caso de risco, o telefone da Defesa Civil e WhatsApp é (47) 99954-4686. Clique aqui para ver as cotas de enchente da cidade. Às 16h o nível estava em 7,55 metros.

> Receba todas as notícias de Timbó e região no seu WhatsApp. Clique aqui.
Chuva em Gaspar
O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 4,10m às 15h. Com esta marca, o município entra em alerta para a possibilidade de enchente. Algumas ruas e residências podem ser atingidas caso o nível ultrapasse os 6m. Para consultar a cota de enchente de cada rua basta acessar este link.
A Defesa Civil já está com abrigo temporário preparado para que seja ativado nesta noite, caso haja necessidade de atender gasparenses eventualmente desalojados ou desabrigados. O salão da comunidade de Santa Terezinha ficará à disposição com colchões e alimentação para quem precisar de abrigo.
Continua depois da publicidade
Até as 14h desta quinta-feira, 11 ocorrências foram registradas, entre elas deslizamentos em áreas residenciais, em via pública, queda de árvore e erosões. Os registros são de diversos bairros como Bela Vista, Figueira, Belchior Baixo, Margem Esquerda, Macucos.

Chuva em Pomerode
A maior preocupação da Defesa Civil é com os deslizamentos e quedas de árvores, já que o nível do Rio Testo não exige atenção até o momento. Cerca de 15 ocorrências foram atendidas, a maioria por escorregamento de terra, mas nenhuma com gravidade.
Chuva em Rodeio
Rodeio já registrou pontos de alagamento no bairro Rodeio 12, Dos Lagos e Kespereit. O nível do rio nesta manhã era de 5,25 metros. Com isso, dez casas já foram atingidas no Rodeio 12.

Chuva em Indaial
As equipes monitoram o Rio Itajaí-Açu, mas assim como Blumenau são os deslizamentos que mobilizam a Defesa Civil. Às 16h estava em 4,61 metros (alerta). A instituição já registrou quedas de muro, de barreira e desmoronamentos nas ruas Capanema, Ibirama, Tifa Gutz e Bernardo Sasse.
Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito André Moser realizou uma reunião com secretarias, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros para definir algumas ações em relação ao monitoramento e atendimentos. As equipes estão nas ruas.