A forte chuva que ocorreu na noite de quinta-feira (14) para sexta-feira (15) causou transtornos em alguns municípios do Oeste de Santa Catarina. A região de Xanxerê foi a mais atingida, com 133 milímetros nas últimas 12 horas. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, ainda não há um levantamento do número de atingidos, mas há várias ocorrências.
Continua depois da publicidade
Em Xanxerê ocorreram alagamentos nos bairros dos Esportes, União, Bortolon e Centro, além da comunidade de Passo Trancado, no interior do município. De acordo com assessoria de imprensa da Prefeitura ainda há cinco famílias que estão com casas alagadas na Vila União e duas no bairro Bortolon. Inicialmente, elas devem ir para casas de parentes e amigos e, se persistir a chuva, a Defesa Civil, bombeiros e prefeitura farão a retirada das famílias e o encaminhamento para abrigo municipal.
Em Vargeão foram canceladas as aulas da linha Urumbeva, pois os rios subiram muito e a passagem do transporte escolar oferecia risco.
Em Ponte Serrada, o rio que corta a cidade subiu e alagou casas no bairro São Sebastião, deixando algumas famílias desalojadas e quatro famílias desabrigadas. Elas foram encaminhadas para um abrigo público.
Em Abelardo Luz e Lajeado Grande foram atingidas cinco residências pelo alagamento e 15 pessoas ficaram desalojadas.
Continua depois da publicidade
Em Passos Maia, o Rio Bebedouro também saiu do leito e atingiu a parte central de cidade. Uma árvore caiu na SC 154 e deixou a rodovia em meia pista.
— Agora no final da manhã a chuva diminuiu, mas estamos monitorando. Já emitimos os alertas de risco de deslizamento em Abelardo Luz, Galvão, Irani, Xaxim, Xanxerê e Ponte Serrada pois o solo está encharcado — disse o coordenador da Defesa Civil.
Em Chapecó a Central de Plantão Policial do bairro Passo dos Fortes suspendeu o atendimento ao público pela manhã, pois estava alagada.