Depois de duas semanas, o delegado Laurito Akira Sato deixará o cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina. Fontes do Centro Administrativo confirmaram nesta sexta-feira (1) o pedido de exoneração feito por motivos de foro íntimo. O novo nome do comando deve ser anunciado nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> Saída de Akira Sato por suposta interferência na Polícia Civil agita bastidores
Akira assumiu o cargo no dia 17 de setembro, após a exoneração do delegado Paulo Koerich. Antes, Sato comandava a Central de Plantão Policial (CPP), no bairro Trindade, em Florianópolis.
Além disso, foi diretor da Academia de Polícia de Santa Catarina (Acadepol) e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), e delegado regional de polícia em Joinville.
Continua depois da publicidade
Segunda troca no governo Moisés
Com a saída de Akira, esta será a segunda vez que o governador Carlos Moisés (sem partido) troca o comando da delegacia-geral. A primeira vez ocorreu, justamente, quando houve a exoneração de Koerich do cargo há duas semanas.
O ex-delegado-geral foi o primeiro nome indicado pelo governador na montagem da sua gestão, no final de 2018, após indicação de pessoas próximas a Moisés. Segundo o colunista da NSC, Ânderson Silva, após a Reforma da Previdência, o clima dentro do governo não era mais o mesmo para Koerich, já que a Polícia Civil foi uma das categorias que mais reagiu às mudanças propostas pelo Executivo.
Leia também:
Condição das estradas de SC atinge a economia e afeta preços dos produtos; ouça
Santa Catarina vai dar casas a pessoas de baixa renda
Rodoviária de Florianópolis terá escada rolante, wi-fi gratuito e novas áreas; veja imagens