Os consultores do Sebrae-SC que participaram do projeto Eu Empresário coincidiram em uma recomendação para as três empresas acompanhadas: todas deveriam melhorar os seus controles financeiros. O resultado deste avanço seria a melhora do planejamento das empresas que, ao entenderem melhor os gastos, poderiam utilizar estas informações para construir estratégias de expansão dos próprios negócios.
Continua depois da publicidade
A Trava Forte, empresa especializada em fechaduras de Nova Trento, tinha dificuldades no planejamento financeiro. Apesar do empreendedor Robson Boso apresentar todas as informações necessárias para fazer este planejamento, ele fazia apenas controle de contas a pagar e a receber.
Depois da consultoria, Robson conseguiu planilhas do Excel com outros mecanismos de gestão, como o fluxo de caixa. A empresa não tem dívidas ou tributos em atraso. Também tem capacidade de expansão, segundo o consultor Fabiano Debrassi.
A novidade de ter uma planilha para anotar as entradas e retiradas de dinheiro incomodou, no início, Gustavo Duarte, dono da Autoelétrica JG, de Santa Cecília. Isso porque faltava a prática do empresário em armazenar os dados e fazer o gerenciamento do serviço. A mulher dele, Joece, aprovou a medida e se diz satisfeita com as novidades da empresa. Agora, eles realmente têm noção do movimento financeiro. O hábito de anotar as contas também revelou o quanto o casal desembolsava mensalmente.
Continua depois da publicidade
No Esfihão, de Criciúma, ter uma planilha para detalhar os custos fixos não chegou a ser uma novidade, já que ter esses dados é uma das das funções do auxiliar administrativo Deinyffer Quarti. No entanto, ter a precisão dos detalhes e a possibilidade de projetar cenários a partir de negociações com fornecedores, contingenciamento de custos e incremento nas vendas trouxe mais segurança ao negócio. Agora eles conseguem saber com exatidão quanto é o faturamento e qual a lucratividade.
Recomendações do Sebrae-SC
Para a Autoelétrica JG
O casal deve registrar em uma planilha todas as entradas de dinheiro, separando-as por data e valores, assim como anotar quando são feitas as retiradas dos empresários, que devem ter valor e quantidade limitados.
Eles precisam criar uma rotina e anotar todos os serviços que precisam ser feitos nos veículos dos clientes, guardar os valores pagos em um caixa e se disciplinarem para que as retiradas não comprometam a saúde da autoelétrica.
Continua depois da publicidade
Para a Trava Forte
Explorar melhor as informações financeiras, observando onde estão os picos de faturamento. A partir daí, investigar quais são os clientes que incentivaram as vendas e o porquê.
Para o Esfihão
Se tiver mais atenção e discriminar ao escritório contábil corretamente os produtos que comercializou, a empresa poderá evitar o pagamento em dobro de ICMS no caso de produtos sujeitos a substituição tributária.