Quando Byanca Bell aceitou o convite para oferecer consultoria ao Recicle seu Estilo, ela tinha em mãos um grande desafio: teria apenas uma semana (entre a publicação do resultado do concurso e a produção da reportagem) para analisar o perfil, o tipo físico e o guarda-roupa das três joinvilenses escolhidas e definir os looks e peças mais apropriados para cada uma delas.

Continua depois da publicidade

O trabalho integral da personal stylist, no entanto, requer bem mais tempo. Normalmente, ela leva de 30 a 40 dias para finalizar uma consultoria completa com cada cliente e são várias as etapas a serem cumpridas.

Primeiramente, é feita a análise de estilo por meio de diversas técnicas, são avaliados o cotidiano e a imagem que se pretende transmitir. A segunda etapa é o estudo do tipo físico para escolha das roupas e acessórios que favorecem o corpo.

É preciso também fazer uma análise da coloração pessoal com os equipamentos adequados para determinar as tonalidades que valorizam aquela pessoa. O cliente tem acesso a uma paleta com as suas cores que pode ser usada na hora de comprar uma roupa, acessório ou maquiagem. Na quarta fase do trabalho de consultoria, é feito o planejamento e organização do guarda-roupa e, em seguida, a montagem dos looks que garantem rapidez e praticidade na hora de se vestir.

Por último, é oferecido um serviço de compras personalizadas. Definidas as necessidades do cliente, ela o orienta durante as compras para adquirir peças que valorizem o guarda-roupa e harmonizem com seu estilo e, então, é entregue um manual organizado e estruturado, com dicas importantes feitas durante a consultoria.

Continua depois da publicidade

– Eu trabalho com isso há bastante tempo, então foi um desafio participar desta parceria com o ‘Anexo D’ porque tinha um período bem curto para oferecer uma etapa da consultoria às vencedoras do concurso. Foi uma experiência muito válida e fiquei satisfeita com o resultado.

Byanca atende a clientes de toda Santa Catarina e também do Paraná e diz que a procura por esse tipo de serviço só cresce. Em média, ela ganha três clientes por semana. O perfil das pessoas que procuram a ajuda de uma consultora de moda é o mais variado. Ela conta que atende desde adolescentes de 15 anos a senhoras e senhores na faixa dos 70 anos.

E engana-se quem pensa que apenas pessoas de alto poder aquisitivo contratam uma personal stylist.

– Atendo desde pessoas que compram em lojas de departamento até quem faz compras em butiques em São Paulo, por exemplo – explica.

Como as etapas da consultoria pessoal são adaptadas de acordo com a necessidade de cada cliente, Byanca pode ser contratada apenas para auxiliar alguém que queria encontrar o look ideal para uma determinada festa ou até para organizar a mala de quem irá realizar uma viagem. Ela explica que o trabalho em consultoria de moda é ajudar a pessoa a encontrar e adequar o seu estilo.

Continua depois da publicidade

– Não adianta comprar roupas apenas porque são tendência. É preciso adaptar a tendência ao estilo de cada um.

Confira as dicas de Byanca Bell para acertar no look