Elo no universo dos investimentos, a relação entre clientes e gerentes de bancos nem sempre é exemplar: por vezes, o interesse de quem investe não se encaixa nas metas de quem vende. O resultado, em alguns casos, são informações pouco claras ou a oferta de aplicações cujo risco e custos fujam do perfil do cliente.

Continua depois da publicidade

Em infográfico, conheça as opções de investimento disponíveis no mercado

O ideal é que exista uma relação equilibrada: maior rendimento possível ao aplicador e cumprimento de metas de venda do gerente. Parte dos profissionais responsáveis por apresentar as opções de investimentos percebe que a transparência é fundamental para que o negócio seja bom para ambos os lados.

– A finalidade de nossa atividade é atender às necessidades do aplicador a partir do seu perfil – afirma Viviane Womer França, gerente de negócios do Sicredi.

A abordagem inicial ocorre a partir da ideia de que o aplicador não tem conhecimento financeiro, explica a profissional, para quem dois aspectos são essenciais para se detectar a modalidade mais adequada: o objetivo e o tempo previsto para obter o retorno. Formada em Direito e desde 2010 com a CPA-10 – certificação obrigatória emitida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) -, Viviane tem apenas 23 anos, mas já acumula seis anos de experiência.

Continua depois da publicidade

– O tamanho da remuneração é o principal questionamento dos aplicadores – ressalta.

Leia mais:

Como fazer seu dinheiro crescer

Aventureiros terão de garimpar as melhores opções para investir

Escolha só depois de checar taxas e impostos

Antes de investir é preciso saber o que se espera do dinheiro

Mural: especialista responde dúvidas de leitores