“ Você provavelmente ainda não ouviu falar muito sobre fundações comunitárias. Esse tipo de organização nasceu em 1914 em Cleveland, nos EUA, e hoje se encontra por todo o mundo, inclusive em Santa Catarina, representada pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Continua depois da publicidade
As fundações comunitárias têm foco territorial e, em sua governança, pessoas de perfis e histórias variados. Elas fortalecem as instituições sociais locais, assessoram pessoas e empresas a fazerem doações com impacto social e contribuem para trazer inovação social. Em outubro, o ICom foi convidado a ir aos EUA celebrar com a comunidade internacional os cem anos das fundações comunitárias e compartilhar os avanços e desafios em países com pouca cultura de doação, como o Brasil. Foi uma oportunidade para quebrar paradigmas e mostrar que, na Grande Florianópolis, a inovação social tem espaço e as pessoas e empresas estão abertas para exercer sua cidadania com doações estratégicas.
Nesse momento histórico, estamos orgulhosos de poder impulsionar uma dinâmica moderna na comunidade, promovendo o uso de tecnologia para mudança social com o Social Good Brasil e apoiando iniciativas no Centro de Apoio à Inovação Social (Cais). Aqui no Cais, por exemplo, por meio de apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil, contribuímos para uma sociedade com instituições mais fortes, atuando de forma colaborativa e madura com governos, empresas, academia e com seus pares, funcionando como plataforma de participação das pessoas no espaço público.
E nos orgulhamos também de constatar que as pessoas e empresas locais estão doando mais, oferecendo recursos financeiros que permitem que as instituições cresçam cada vez mais independentes e protagonistas de debates inteligentes que nos permitirão avançar como sociedade.
Adotando o modelo de fundação comunitária, vamos usando o que aprendemos nos últimos cem anos para, juntos, fazermos da Grande Florianópolis uma região de comunidades solidárias, vibrantes e inspiradoras. “
Continua depois da publicidade