As últimas três décadas, o micro, pequenos e médios empresários de Joinville e de Santa Catarina têm contato com um braço forte na hora de ingressar no mercado nacional. A Ajorpeme, que teve um começo tímido, com pouco mais de 30 empresários, hoje se destaca como a maior associação do ramo na América Latina, com mais de 2.200 associados, e só tem motivos para comemorar.
Continua depois da publicidade
Além de ser referência em representatividade, acolhimento e orientação aos investidores da região, a associação também celebra nesta sexta-feira o aniversário de 30 anos.
-E o trabalho não para. Em 2014, vamos dar continuidade ao desenvolvimento de projetos futuros, tendo sempre como meta o suporte e crescimento do empresário da micro, pequena e média empresa e do empreendedor individual-, comemora Rosi Dedekind, presidente da Ajorpeme.
Rosi também lembra que o Projeto Atender, uma das linhas de frente da Ajorpeme, tem transformado a realidade de muita gente que sonha em criar o próprio negócio. O objetivo é reduzir o tempo e a burocracia para abertura de empresas e obtenção de alvarás.
-Esse é um projeto que terá continuidade em 2014, para chegar ao seu objetivo final, que é permitir ao investidor abrir uma empresa em no máximo 15 dias.
Continua depois da publicidade
Outra bandeira forte dentro dos núcleos da associação é o Instituto Ajorpeme, que tem vários projetos que buscam trabalhar nos jovens o empreendedorismo, como a Júnior Achievement e o Mini Empresa. Também há um forte trabalho no acompanhamento do programa de compras de vagas da Prefeitura Municipal de Joinville, nos CEIs do Núcleo de Educação Infantil.
-Nossos núcleos setoriais estão em franco desenvolvimento. Atualmente, a Ajorpeme mantém 13 núcleos ativos nas mais diversas áreas-, explica a presidente.
Para ela, 2014 continuará sendo um ano para dar sequência aos projetos que têm feito a diferença nos últimos 30 anos.
-Continuaremos representando o cenário regional em todas as autarquias, principalmente em Brasília.
Sobre a estrutura da Ajorpeme, empresas do setor de serviços predominam no conjunto das filiadas à entidade empresarial. Mais da metade, 53%, são de diferentes segmentos de prestadores de serviços. O comércio, por sua vez, representa 28%, seguido da indústria, com 15%. Os profissionais liberais são 4% do total.
Continua depois da publicidade
-Os dois principais fatores para o ingresso de companhias na associação são a necessidade de capacitação de mão de obra e a defesa dos interesses comuns junto a governos de quaisquer níveis.
Nesta sexta-feira, a Ajorpeme realiza uma festa comemorativa no Joinville Square Garden, a partir das 20 horas, momento merecido a todos os colaboradores.
“Meu papel aqui é a continuidade”
Atual presidente da Ajorpeme, Rosi Dedekind fala dos desafios da associação
A Notícia – Quem é Rosi Dedekind e qual seu papel à frente da Ajorpeme?
Rosi Dedekind – Sou a presidente da Ajorpeme desde janeiro de 2014. Divido esta enorme responsabilidade com meus vice-presidentes e diretores, que aceitaram este desafio. Sem contar com o suporte imprescindível dos colaboradores. Meu papel aqui é a continuidade dos ideais de 30 anos atrás, de defender o empresário que se sente perdido às vezes, e acompanhá-lo nessa busca pela participação e pela representatividade.
AN – O que Joinville pode esperar da Ajorpeme nos próximos 30 anos?
Rosi – O joinvilense pode saber que a Ajorpeme estará sempre atrás da segurança, saúde e especialização do pequeno e médio investidor. Seremos um apoio para que ele possa empreender melhor e com mais segurança. Entendemos que o empresário precisa conseguir dedicar seu tempo e energia à sua empresa, e para isso ele precisa de um acompanhamento experiente.
Continua depois da publicidade
AN – Qual o maior diferencial da Ajorpeme para quem quer entrar no mercado?
Rosi – A Ajorpeme coloca toda sua máquina à disposição do empresário para que tenha sucesso no próprio investimento, mas não acaba por aí. A parceria continua, com assessoria, aconselhamento e otimização dos processos.
AN – Qual a maior dificuldade que a associação enfrenta atualmente?
Rosi – A maior dificuldade é colocar em prática as leis que regem o tratamento justo e diferenciado ao empresário. É difícil fazer o governo ver como a micro e a pequena são importantes na economia nacional.
AN – Qual o maior projeto hoje da Ajorpeme?
Rosi – O Atender, que pretende desburocratizar o processo de abertura de empresas. Quando colocarmos ele em prática com 100% de suas diretrizes definidas, ele se tornará a maior bandeira da Ajorpeme.
AN – Momento mais marcante da história da Ajorpeme?
Rosi – Em 30 anos de conquistas e vitórias da associação junto ao empresariado, me sinto na obrigação de dizer que nada foi tão importante quanto o dia 16 de maio de 1984, quando aqueles 35 empresários juntaram as forças e criaram a Ajorpeme.
Continua depois da publicidade
Ex-presidentes da Ajorpeme
2013
Christiane Schramm Guisso
Schramm, Hofmann e Vargas
2012
Gean Marcos Dombroski
KLD Automação
2011
Diogo Henrique Otero
Otero Advogados
2010
Gilberto Boettcher
Movikraft
2009
Maria S. Rodrigues Pacheco
Ativa Assessoria Contábil
2008
Jucemar da Cruz
TWC Comunicação
2007
Marcelo Alexandre Molinari
Due-M Indústria de Serviços
2006
Celso Trentini
CT Informática
2005
Joni Marcos Becker
BMA Sistemas Ltda.
2004
Raulino João Schmitz
Casa do Carburador Ltda.
2003
Vilson Holz
Mazzoli Contabilidade
2002
Volnei Francisco Batista
Ferbast
2001
Maria A. Pereira Gonçalves
Stágio Marcas e Patentes
2000
Valdécio de Oliveira
Coltex Indústria Têxtil Ltda.
1999
José Marcelino Junqueira
Kastrup & Junqueira
1998
Luiz Carlos Floriani
Agroloja Floriani Ltda
1997
Luiz Carlos Boebel
Acquaplant Química do Brasil
1996
Romeu Retzlaff
Coml. Romeu Retzlaff Ltda
1994 – 1995
Marcos Stolf
Marcos Stolf
1993
Jair Gerent
Gerent & Associados Ltda
1992
Jaime Romagna Grasso
Athletic Way Ltda.
1991
Aldo de Andrade
Luminosos Andrade
1990
Nilton João Floriano
Dacota Corretora de Seguros
1989
Tirone Meier
Colchões Center Ltda.
1988
Celso Buschmann
Sulafer Repres. Ltda.
1986 – 1987
Ademir Nunes
Eletro Diesel Joinville Ltda
1985
José Roberto Pereira
Tintão Com. de Tintas Ltda.
1984
Laércio Beckhauser
Chocolate Caseiro Joinville