A Ajorpeme montou uma pauta de redução do gasto público em Joinville. Em documento ainda em distribuição aos candidatos a prefeito, a entidade apontada como a maior associação do setor de pequenas, micro e médias empresas na América Latina, prega o “enxugamento” dos cargos de comissão e “racionalização” dos quadros de servidores do Hospital São José.

Continua depois da publicidade

Para a Câmara de Vereadores, a proposta é de redução dos salários dos vereadores, da frota de veículos alugados e das diárias de viagens. Há também reivindicações em outras áreas, como ampliação do horário de atendimento das agências bancárias e aprovação da LOT, a Lei de Ordenamento Territorial.

Na área da infraestrutura, a Ajorpeme quer a criação de parques públicos, enfrentamento de gargalos no trânsito e melhorias nos eixos de acesso, principalmente na Quinze de Novembro.

Leia mais notícias de Jefferson Saavedra

Leia mais notícias de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Empreendedorismo na escola

A ampliação de voos e a conclusão do contorno ferroviário também foram citadas. A entidade empresarial quer a simplificação e redução da carga tributária. Uma novidade na lista da Ajorpeme é a inclusão do empreendedorismo no currículo (ou como atividade extracurricular) nas escolas da rede municipal.

A última?

O Conselho da Cidade analisa amanhã aquela que pode ser a última emenda ao projeto da LOT (Lei de Ordenamento Territorial, com novas regras urbanísticas). Trata-se de proposta de regularização perto da Estrada Anaburgo. A LOT recebeu 115 emendas e os conselheiros analisaram 75 delas, a maioria com parecer pela rejeição. As demais não foram submetidas ao conselho. Na próxima segunda, tem audiência pública sobre a LOT.

Mais guardas

Udo Döhler vem apontando a possibilidade de triplicar o efetivo da Guarda Municipal de Joinville em caso de segundo mandato. Hoje, são 40 profissionais. Havia plano de lançar concurso em 2015 para 60 vagas, mas a crise segurou a contratação. Agora, já haveria margem para a contratação.

Em Joinville

Logo vão aparecer mais propostas para o transporte coletivo durante a campanha eleitoral. A última medida de ampliação de gratuidades, a ampliação da isenção dos idosos a partir dos 60 anos, foi derrubada há cinco anos após ação judicial do sindicato das empresas.

Continua depois da publicidade

Sm previsão

É que o benefício não estava previsto na planilha de custos.

Comparação

A duplicação dos 216 quilômetros do trecho Norte da BR-101 iniciou em janeiro de 1997 e no início de 2001 estava concluída – embora houve ainda a pendenga do acabamento, que seria de atribuição da concessionária do pedágio (mas ficou com o DNIT porque o leilão atrasou por causa da mudanças nas regras determinadas pelo TCU).

Mais demorado

Agora, em mais de dois anos de obras, a duplicação da BR-280 entre Jaraguá e São Francisco do Sul andou apenas 10%, com obras previstas para 75 quilômetros. E não há nenhuma perspectiva de mais rapidez nas obras. A concessão à iniciativa privada é coisa para 2017 em diante (a BR-101 só foi concedida após a duplicação).

Adoção do prontuário eletrônico

A ampliação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde se transformou em um mantra na eleição de Joinville, com os candidatos defendendo a medida como forma de racionalizar os gastos e evitar que os pacientes passem por mais de um atendimento.

Pedido

A revitalização de prédios públicos, como o da antiga Prefeitura de Joinville, está entre os pedidos feitos pela Ajorpeme aos candidatos a prefeito. O Ippuj foi instalado recentemente no prédio.

Continua depois da publicidade

Cidadania

Rodrigo Bornholdt está propondo ampliar a utilização das estações de transbordo do transporte coletivo. Em seis das chamadas estações da cidadania, o candidato do PDT quer instalar, caso seja eleito, centros de educação infantil, entre outros serviços, como oficinais culturais, ofertas de cursos profissionalizantes, entre outros. Serão as fábricas da cidadania.

Rede social

Maycon Cesar conseguiu liminar com determinação de retirada de página de rede social com conteúdo considerado ofensivo a ele. Ao tomar a decisão, a Justiça Eleitoral levou em conta também a condição anônima do material. Foi dado prazo para a exclusão da página.

Decisão em Barra Velha

Reviralvolta em Barra Velha. A Justiça Eleitoral aceitou pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Federal e indeferiu a candidatura de Claudemir Matias (PSB) à reeleição. O entendimento foi de que Matias tentaria um terceiro mandato, enquanto a lei limita somente a dois mandatos consecutivos, portanto, cabe recurso.

Quem será o substituto

Vice-prefeito de Barra Velha em 2012, Claudemir assumiu o cargo no final do mandato, antes de concorrer ao cargo de prefeito. De acordo com ele, o vice na chapa, Douglas Elias da Costa, do PR, será o candidato a prefeito, inclusive com registro da candidatura sendo feito ainda nesta segunda-feira. A decisão da Justiça Eleitoral foi tomada em primeira instância.

Continua depois da publicidade

Mais um

Além de Marco Tebaldi, Carlito Merss também pretende modificar o corredor de ônibus instalado em frente ao Mercado Público recentemente, caso vençam a eleição. Os dois candidatos a prefeito defendem as vias exclusivas para ônibus, lembram de criação de corredores em seus governos, mas acredita que ali a instalação foi feita de forma equivocada.

Parceria

Dr. Xuxo aponta as policlínicas com especialidades como importantes para desafogar o sistema de saúde de Joinville. Mas aponta a parceria como os especialistas já instalados na cidade, com estrutura própria, como forma de agilizar o atendimento das consultas com menor despesa pública, afinal, não há necessidade de custeio de estrutura pública.