Os gastos de hóspedes do Airbnb em Florianópolis totalizaram 344 milhões de dólares em 2022, conforme relatório da Oxford Economics, feito a pedido da plataforma de aluguéis temporários, e divulgado com exclusividade ao NSC Total. A pesquisa mostra o impacto econômico em diferentes setores da Capital de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os 344 milhões de dólares apoiaram diretamente 159,1 milhões de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) e 4,3 mil empregos em Florianópolis, gerando 91,9 milhões de dólares em remunerações, salários e outros rendimentos trabalhistas.
O total de gastos das viagens (excluindo as despesas com acomodação) inclui restaurantes, compras, entretenimento e transporte, tanto local, quanto para chegar no destino. Foi esse impacto que a pesquisa mostrou, como explica a Diretora Geral do Airbnb na América do Sul, Fiamma Zarife.
— O impacto econômico é medido em duas formas. Primeiro pela oportunidade que ele gera de renda extra para os anfitriões, que disponibilizam suas acomodações de norte a sul do país. Mas também na outra ponta, temos os hóspedes. Quando a gente disponibiliza essas viagens autênticas, acessíveis, eles movimentam toda a economia da região. Foi isso que nós quisemos mostrar nesse estudo — detalha Fiamma Zarife.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o impacto foi de 5,2 bilhões de dólares em 2022, um aumento de 31% em comparação com o ano anterior. O país, junto com a Alemanha, foi o que registrou maior crescimento da plataforma no ano passado.
Destinos catarinenses em destaque
Florianópolis tem se destacado nas buscas por hospedagem no Airbnb para diferentes tipos de viagens. A capital de Santa Catarina apareceu entre os 10 destinos mais buscados por hóspedes em todo o mundo em 2022, para check-in em 2023, segundo levantamento da plataforma. Dentro do país, foi a cidade mais buscada.
— Nós vimos as viagens em família crescerem 130% em 2022 versus 2021, e Florianópolis apareceu como destino mais popular nesse tipo de viagem […] Sempre que a gente faz algum tipo de levantamento pra ver onde as pessoas querem ir, Floripa aparece — conta a diretora-geral do Airbnb na América do Sul.
Outra cidade catarinense que teve destaque nas viagens domésticas foi Balneário Camboriú. Em relação aos destinos com hospedagens em frente a praia, Santa Catarina lidera a lista, com cinco municípios: Navegantes, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí e Laguna.
Continua depois da publicidade
Vídeo: o que fazer e como chegar na Praia do Campeche
Leia também
FOTOS: Cabana de vidro em floresta de SC é a 2ª casa mais curtida do mundo no Airbnb
SC abre 12,3 mil empresas de turismo em 2023 e supera índice pré-pandemia
Voo de balão pode virar atração turística na Grande Florianópolis