Faltam poucos dias para o momento de maior exercício da democracia brasileira, as eleições. Em um momento de polaridades ideológicas, o eleitor deve conhecer mais de perto as prioridades de cada candidato antes de dar o seu voto.
Continua depois da publicidade
> Modelo de concessão atual no transporte desestimula concorrência e inovação, diz associação
Por isso, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), por meio do projeto “Prosperar SC – Acif Eleições 2023-2026”, promove uma série de encontros com os candidatos ao governo do Estado que estão alinhados com os objetivos e valores da entidade. O propósito, segundo a ACIF, é estimular o diálogo junto à sociedade, visando o alinhamento de ideias, a partir de bandeiras, valores e projetos para Santa Catarina e o Brasil.
Durante os encontros, os candidatos apresentam suas propostas, além de manter um relacionamento mais próximo com a base de associados da entidade. Os encontros realizados pela Associação Empresarial aconteceram às terças-feiras, durante o mês de setembro. A iniciativa teve início como um projeto apenas da ACIF, mas recebeu a adesão e o apoio de outras entidades importantes no estado.
Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF, lembra que a entidade contempla hoje mais de 4500 empresas com um objetivo comum – fomentar o desenvolvimento e prosperidade na capital catarinense. Tendo esse propósito, o diálogo com o poder público possibilita o fomento de um ambiente de negócios prósperos para que as empresas possam florescer, gerar emprego e renda para os cidadãos.
Continua depois da publicidade
— O diálogo próximo com os candidatos é fundamental justamente porque eles serão os mandatários, as pessoas que irão conduzir o poder público pelos próximos quatro anos e eles precisam saber o que a sociedade civil organizada pensa e pode contribuir para que eles tenham mandatos em prol do desenvolvimento econômico e social da nossa Santa Catarina — afirma Rossoni.
Agenda continua
A agenda iniciou no dia 6, com a participação do candidato ao governo de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP) e do candidato ao Senado, Kennedy Nunes (PTB). Durante o evento, ambos trouxeram os principais pontos das propostas que planejam incluir nos planos de governo e buscam defender suas campanhas.
No dia 13, foi a vez do candidato ao governo Odair Tramontin (Novo) e ao senado, Luiz Barboza (Novo), além do candidato a reeleição ao governo, Carlos Moisés (Republicanos) e ao senado, Celso Maldaner (MDB).
No dia 20, às 12h, quem participou foi o candidato ao governo Jorginho Mello (PL) e no dia 21 foi a vez do candidato ao senado, Jorge Seif (PL), acompanhado do empresário Luciano Hang. No mesmo dia, às 19h, a entidade recebeu os candidatos a Deputado Federal: Bruno Souza (Novo), Ângela Amin (PP), Alcides Andrade (Patriota), Mário Maluf (PL).
Continua depois da publicidade
No dia 27, às 12h, a ACIF ouve as propostas do candidato ao governo Gean Loureiro (UB) e ao senado, Raimundo Colombo (PSD). No mesmo dia, às 19h, a entidade encerra os encontros com os candidatos a Deputado Estadual: Rafael Ary (Novo); Giovana Menegotto (PP) e Marcelo Fett (MDB).
Compromisso com os valores da entidade
O projeto da ACIF visa o aprofundamento do debate e o conhecimento do eleitor sobre as prioridades de quem visa um cargo público de tamanha importância para o estado catarinense. Além disso, reforça a busca do comprometimento dos candidatos com bandeiras e projetos defendidos pela entidade.
A ACIF convidou os candidatos que se aliam aos princípios e valores da entidade – liberdade, respeito à vida, propriedade, meritocracia, responsabilidade, ética e diálogo – que incluam em suas pautas propostas que visem a diminuição da burocracia, melhoria do ambiente de negócios para geração de empregos, reforça tributária e administrativa para redução do gasto público. Outra recomendação é rever e reformular o transporte coletivo municipal e interurbano e focar na educação, com acesso a ensino técnico e profissionalizante de qualidade.
— Acreditamos que, com ações de aproximação com os candidatos, ao tornar mais consciente nossa análise sobre quais as opções para as eleições, podemos promover um voto consciente. A sociedade vai se beneficiar, podendo escolher melhor as pessoas que vão conduzir nosso país e nosso estado pelos próximos quatro anos – completa o presidente da entidade.
Continua depois da publicidade
A conversa com os candidatos ocorre no mês em que é comemorada a Independência do país. Participe dessa construção com a ACIF.
Os encontros são transmitidos ao vivo pelo canal da ACIF no Youtube. Quem não conseguiu acompanhar, os materiais estão salvos no canal!
Leia também
O que atrai moradores para bairros tranquilos e arborizados
Floripa inova com pátios de compostagem remunerados e descentralizados
Como encontrar passagens baratas para as capitais da região Sul