A Câmara de Vereadores de Blumenau tem até o dia 11 de dezembro para escolher os novos integrantes da Mesa Diretora. Esta será a última sessão parlamentar dentro do prazo estabelecido pelo Regimento Interno para a realização da eleição da Mesa, que é a primeira quinzena de dezembro. O acordo firmado no início da legislatura que assegurava Beto Tribess (PMDB) como novo presidente está sendo revisto, de acordo com o atual presidente Vanderlei de Oliveira. No cenário, surge Mário Hildebrandt (PSD) como um dos principais cotados para assumir a direção da Casa pelos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
::: Orçamento da prefeitura para 2015 é aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores
Apesar de Hildebrandt não confirmar sua candidatura, o líder do Governo na Câmara, vereador Cezar Cim (PP), aponta os dois nomes como os únicos candidatos à vaga. Além do presidente, também serão eleitos os cargos de vice e dois secretários. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cabe ao presidente em exercício convocar a eleição, que acontecerá através de votações nominais.
– O acordo inicial que dava o cargo ao Beto Tribess está sendo revisto. O cenário está borbulhando e ainda não temos uma posição final – avaliou o presidente da Casa.
Continua depois da publicidade
A composição da Mesa Diretora é de total interesse do Executivo, que precisa de encaminhamento político para encaminhar – e aprovar seus projetos – no Legislativo. Cezar Cim acredita que o Executivo tem seus candidatos preferidos, mas que se certificaria para que a vontade do prefeito Napoleão Bernardes não interferisse nas escolhas.
– Em nenhuma vez o prefeito falou comigo sobre o assunto. Os dois candidatos são da base aliada, por quê o governo teria intenção de interferir? – questionou.