Depois de dois ataques de hackers este mês, o site da prefeitura de Florianópolis está com uma versão básica no ar desde esse domingo (27). A Diretoria de Governo Eletrônico, da Secretaria Municipal da Fazenda, informou que “em virtude de problemas técnicos ocorridos em nosso Portal, (o site) está temporariamente fora do ar”. 

Continua depois da publicidade

A administração divulgou também que trabalha para que o sistema volte a operar o quanto antes. Apenas os serviços essenciais estão disponíveis na página até esta segunda-feira (28). 

Nessa versão básica, estão disponíveis serviços como agendamento online no Pró-cidadão, IPTU 2ª via, consulta Débitos de IPTU e taxa de lixo, nota fiscal eletrônica de prestação de serviços e outros.

A prefeitura comunicou ainda que pretende registrar boletim de ocorrência e que, até esta manhã, a equipe de tecnologia da informação do município preparava um relatório completo das invasões para que seja entregue à polícia. 

O covidômetro, a plataforma que mostra os dados da Covid-19 em Florianópolis, continuou no ar e não foi afetada pelos ataques.

Continua depois da publicidade

Semáforo da Avenida Beira-mar Norte está sem funcionar após novo furto de fios
Chuva em Florianópolis causa alagamentos e invade casas neste domingo 

Na última sexta (25), ao acessar algum endereço do site, o usuário se deparou com um comunicado dos supostos hackers. Segundo a mensagem, os criminosos virtuais seriam os mesmos que invadiram o endereço na web no dia 20.

Na semana passada, a prefeitura reforçou a segurança do site, mas em uma mensagem na página da prefeitura, os hackers declararam que “a falha explorada anteriormente continua, bem como todas as outras” e que “as senhas nem ao menos foram alteradas (e umas delas era “456789”, que leva menos de dez segundos para ser quebrada)”.