Estudantes do ensino médio entram na reta final dos estudos para os vestibulares ao final do ano. No estado catarinense, destaque para o vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC) para o ano que vem.
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O concurso para 2024 oferece 6,7 mil vagas em 200 cursos. Destes, são 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h, em municípios em todo o estado.
Evandro, psicólogo e orientador pedagógico do COC Floripa, orienta que os alunos estudem conforme as incidências de questões da UFSC nos últimos cinco anos.
— Com as incidências da UFSC, o aluno vai ter informação de quais conteúdos caem mais em cada disciplina, com mais frequência, isso é muito importante.
Resolução de provas antigas
Em relação à rotina de estudos, como faltam quatro semanas para a realização da prova, a melhor forma de aprender e gravar o conteúdo é realizar uma revisão final em cursinhos durante a manhã e, durante a tarde, resolver testes antigos já elaborados pelas universidades.
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— O aluno vai repetindo as provas antigas, precisa lembrar de pegar sempre da mais antiga para a mais nova. Se são quatro semanas, realizar pelo menos uma prova simulado por semana e corrigi-la, e, desta forma, o estudante vai saber mais sobre o DNA da prova — afirma o professor.
É muito importante que o aluno faça e treine as provas antigas, mas também que crie uma estratégia de resolução da prova. Na avaliação do professor, o método mais seguro é começar pelas disciplinas em que possui maior facilidade.
— Mas o aluno pode incluir nisso também as disciplinas que possuem peso como prioritárias e em segunda opção colocar as matérias de maior facilidade. É importante virar especialista na parte de somatório da UFSC. Em conteúdos em que o aluno se sente menos confortável, vai assinalar menos questões. Naqueles em que há mais segurança, ele pode assinalar mais questões.
Evandro lembra ainda que, na prova de matemática, considerada uma das mais difíceis do Brasil, é comum que os estudantes optem por uma alternativa e pular para a próxima, e depois retornar e tentar preencher mais itens, se sobrar tempo.
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Em provas de somatório, para provas mais difíceis, a orientação é marcar menos opções, somente aquelas que o aluno realmente possui certeza, para que as questões falsas não acabem anulando os acertos naquela questão.
Atenção para a nota de corte e pesos para as disciplinas
As notas de corte são as pontuações necessárias nos anos anteriores para que o aluno seja aprovado em determinado curso no vestibular. As notas podem sofrer alterações ano a ano, mas conforme a oferta e demanda de vagas apresenta uma certa tendência, mudanças muito bruscas não costumam ser esperadas.
Cabe ao aluno, então, saber o quanto precisa tirar na prova para ser aprovado no curso que deseja e verificar, por meio de testes, se seu conhecimento atual está em linha com esse objetivo almejado.
De acordo com o docente, o aluno precisa ter uma meta clara da nota de corte do curso, que é a primeira opção na prova do vestibular. Se a nota de corte é 60, nos simulados, é preciso fazer uma comparação frente a essa nota de corte, considerando os pesos distintos de acordo com determinado curso.
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— A UFSC coloca pesos diferentes para cursos diferentes. Por exemplo, direito tem peso 2 na humanas, linguagens e redação. Já as engenharias possuem peso 4 na matemática e 3 na física. Então, de acordo com o curso que o aluno escolher, é importante ele ter a nota de corte, saber quais os pesos e fazer os simulados para ver a distância que está em relação à nota que precisa tirar.
Livros para vestibular Unificado
Além dos estudos em apostilas e resolução de simulados, os estudantes devem ficar atentos à bibliografia indicada, caso ainda não tenham efetuado a leitura. Confira a lista:
- Maria Firmina dos Reis: Úrsula – (romance)
- Itamar Vieira Júnior: Torto arado – (romance)
- João do Rio: A alma encantadora das ruas – (crônicas)
- Alê Motta: Velhos – (contos)
- Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert: O ano em que meus pais saíram de férias – (roteiro)
- Valêncio Xavier: O mez da grippe – (romance experimental)
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) recomenda a leitura integral das obras. “O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra”, reforça a Comissão.
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