A Companhia Águas de Joinville (CAJ) tem o grande desafio de reduzir nos próximos anos o alto índice de desperdício de água produzida na cidade. Esse foi, inclusive, o motivo de a empresa ser multada em R$ 154,6 mil pela Agência Municipal de Água a Esgoto (Amae) nesta semana.

Continua depois da publicidade

Hoje, a companhia produz aproximadamente 180 milhões de litros de água por dia. No entanto, cada ligação de rede (ou hidrômetro – são pouco mais de 143 mil) desperdiça, em média, 654 litros por dia, número que no ano passado chegava a 725 litros. Isso significa que 52% da produção diária são perdidos na cidade por diferentes fatores.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

As perdas de água são divididas em duas categorias pela empresa: as reais – água que foi embora sem ser consumida, como em vazamentos, por exemplo – e aparentes – água que não foi contabilizada, mas pode ter sido utilizada, como nos casos de hidrômetros que não funcionam e ligações clandestinas.

Continua depois da publicidade

Os rompimentos de rede são os maiores vilões, já que representam a principal causa de desperdício atualmente. O eletricista Jacson Roberto de Souza mora há 12 anos na rua Polônia, no bairro Iririú. Ele, a mulher e os quatro filhos sofrem constantemente com o mesmo problema: vazamentos que comprometem o abastecimento de água na casa da família.

– Eu tinha uma caixa-d?água pequena, mas tive que comprar duas maiores para evitar que falte água aqui em casa. Todo mês tem algum vazamento na rua – conta.

A cena não é nova para o morador, mas também se repete diariamente para as equipes de manutenção da Ambiental, empresa terceirizada que presta serviços para a Águas de Joinville.

Continua depois da publicidade

Em média, são consertados 30 vazamentos por dia – neste ano, foram realizados mais de 16 mil consertos na cidade. Segundo a gerente de projetos de engenharia da companhia, Clarissa Campos de Sá, são várias as causas para o rompimento de uma rede.

– Tem algumas coisas que a gente não consegue identificar quando acontece o rompimento. Se foi alguma falha de equipamento, poderia ser falha na execução da obra ou pela idade da rede, por ela ser muito antiga. A diferença da pressão também pode causar um vazamento se pressionar muito a tubulação – explica a técnica.

Equipamento capta vazamento

Além dos rompimentos aparentes, há também o vazamento oculto, que está embaixo da terra e ainda não subiu para a superfície. Clarissa explica que, geralmente, começa com uma quantidade bem pequena de água e vai aumentando até estourar.

Continua depois da publicidade

Há um trabalho de monitoramento para consertar o quanto antes esse tipo de vazamento. É usado um equipamento que capta o ruído da água embaixo do solo e permite descobrir onde estão os problemas ocultos na rede.

A orientação da Águas de Joinville é, se alguém vir, algum vazamento pela cidade ligar para um dos números de atendimento ao cliente: 115 ou 0800 723 0300. Hoje, o tempo entre o aviso de rompimento da rede até a finalização do conserto é de aproximadamente 10 horas, em média.

Esse número diminuiu em 65% em relação ao ano passado e ajudou a empresa de saneamento básico a economizar 1,3 bilhão de litros de água porque deixaram de ser desperdiçados.

Continua depois da publicidade

Fraudes também são vilãs do desperdício

Se os vazamentos são os que mais contribuem para a perda de água na cidade, as fraudes nas ligações de rede também aparecem como vilãs. Entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, a Águas de Joinville desativou 1.215 ligações irregulares na cidade.

Neste ano, o programa caça-fraudes, que busca identificar e eliminar as ligações clandestinas, atingiu a economia de 558.308 m3 de água, o equivalente a R$ 759,9 mil.

– A gente está em constante substituição de hidrômetros e procura fraudes pela cidade. A gente acha que o pessoal está mais consciente, mas ainda pegamos muitos hidrômetros fraudados – conta a gerente Clarissa Campos de Sá.

Continua depois da publicidade

Ela cita também que há um projeto importante da empresa para regularização de áreas de ocupações do município. A CAJ está buscando uma solução para esse impasse na Prefeitura e Secretaria Municipal de Habitação.

– Às vezes, a pessoa está morando lá há muitos anos, quase que em uma ocupação consolidada, mas ainda não tem ligação de água porque não tem os documentos. Se criarmos uma possibilidade de ligação para ela, pelo menos vamos poder medir o quanto de água vai para essas áreas e até, no futuro, regularizar a situação, para que a pessoa passe a pagar pelo que consome – explica.

Companhia define metas para reduzir perdas

Para reduzir a quantidade de água perdida, a Companhia Águas de Joinville lançou no mês passado o plano diretor de combate às perdas de água de Joinville com o planejamento de ações entre 2016 e 2019. Entre as metas da empresa está a redução do desperdício de água diário por ligação, que hoje está em 654 litros, para 543 litros nos próximos três anos.

Continua depois da publicidade

Outro índice que precisa diminuir, segundo o plano da CAJ, é a perda de faturamento em decorrência do desperdício de água. Atualmente, a empresa deixa de faturar 44,3% de tudo que produz. A meta é reduzir a perda para 37,3% até 2018.

Para alcançar o resultado, a empresa quer continuar com trabalhos que já têm reduzido alguns índices, como a pesquisa e retirada de fraudes, o monitoramento de grandes consumidores, o controle de vazamentos e a redução do tempo de conserto de rompimentos de rede.

Outro item importante do plano diretor é a setorização da rede. Com isso, será possível controlar os dados operacionais de diversas regiões da cidade e fazer ações específicas de acordo com as características de cada área. Uma das etapas desse projeto prevê a substituição de rede em 57 ruas de Joinville entre este mês e outubro de 2018.

Continua depois da publicidade