A Águas de Joinville informou a causa do mau cheiro e gosto ruim na água distribuída em alguns bairros da cidade nos últimos dias. Na semana passada, a companhia chegou a confirmar o relato dos moradores, mas não soube informar o motivo.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, a companhia revelou que o que pode estar causando a condição da água tem relação com a formação de algas no rio Cubatão, responsável pelo abastecimento de 70% da cidade.
Essa condição, segundo os técnicos da Águas de Joinville, é acentuada pela estiagem que todo o estado enfrenta atualmente. Ao longo do dia, principalmente com o sol e o calor, ocorre a floração dessas algas que seriam as causadoras do cheiro e do gosto.
> Águas de Joinville sofre condenações inéditas por causa de mau cheiro em tratamento de esgoto
Continua depois da publicidade
Para resolver o problema, a companhia informou que está aplicando carvão ativo pulverizado na água que chega à estação de tratamento, já que o material absorve o gosto e o odor causados pelas algas.
Segundo a Águas de Joinville, o gosto e o cheiro da água devem apresentar melhoras e desaparecer totalmente no decorrer da semana. A Águas de Joinville mantem a informação já divulgada na semana passada, de que todos os testes feitos na água mostraram que ela é própria para o consumo.