A pandemia do coronavírus causou uma crise em diversos setores e acarretou na perda de inúmeras vagas de emprego em diversas indústrias. Por outro lado, a situação também gerou um movimento que busca valorizar a produção de empresas locais, propondo o apoio a empresas e serviços da sua própria cidade ou estado.

Continua depois da publicidade

A iniciativa, além de ter um viés de preservação da economia local, também é ambientalmente adequada, já que os custos de logística e transporte de produtos que vêm de longe acabam por não apenas aumentar o valor final do que se compra, mas também o consumo de combustível e o desgaste das estradas.

Em Santa Catarina, quando o assunto é água mineral, as implicações econômicas são bastante consideráveis e, além de ser uma fonte de saúde, a água também é fonte de receita e emprego no Estado. Segundo a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam), a produção de água mineral é responsável por cerca de dois mil empregos diretos e 10 mil indiretos no Estado, ajudando a movimentar nossa economia.

Além disso, a água mineral proveniente do Estado possui uma das melhores composições químicas do Brasil.

— A água mineral tem a qualidade físico-química do solo de onde é extraída, por isso, o consumidor precisa estar atento à origem do produto. A água produzida aqui no Estado tem reconhecimento mundial, além disso, tem o cuidado de um envase que garante a qualidade até a casa do consumidor — explica Tarciano Oliveira, presidente da Acinam.

Continua depois da publicidade

As empresas associadas garantem que as características da água mineral natural sejam mantidas.

— Ao comprar a água, o consumidor poderá ter certeza que a água foi envasada da melhor forma possível, respeitando todas as Boas Práticas de Fabricação — completa o presidente.

Responsabilidade social

A Acinam representa cerca de 80% das indústrias de água mineral de Santa Catarina e defende a importância da produção local para a economia do Estado.

— Nós geramos toda uma cadeia de empregos que entrega um produto essencial. Além de recolher impostos para o Estado, a indústria é responsável por movimentar a economia das cidades onde ficam as envasadoras, o que causa um impacto em todo o território do Estado — defende Tarciano.

Ao comprar água mineral catarinense, você aumenta a nossa receita e fortalece o bem-estar de quem vive aqui. Por isso, escolha água mineral catarinense e abasteça também a nossa economia.

Continua depois da publicidade