Uma carga de Paraquate, agrotóxico ilegal que pode causar a morte de pessoas intoxicadas, foi apreendida em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, nesta quarta-feira (14). Cerca de 2,8 mil litros estavam escondidos em um caminhão vindo da Argentina. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

O condutor do veículo transportava garrafas vazias junto com a carga para confundir possível fiscalização. Ele revelou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que teria sido pago para levar os produtos até Faxinal do Guedes, há 17 minutos de onde foi parado. 

A fabricação e comercialização do Paraquate no Brasil são proibidas desde de 2020, quando o herbicida passou por processo de reavaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi classificado como produto “extremamente tóxico” pelo órgão. Pesquisas anteriores à decisão confirmaram que o veneno está associado a altas taxas de letalidade e pode causar insuficiência respiratória. 

O Paraquate era utilizado em formulações para o controle de plantas daninhas e na dessecação em pré-colheita de algumas culturas. A utilização do estoque dos agricultores, após a proibição, foi permitida até março de 2021. Desde então, a aplicação, venda e fabricação são desautorizadas no país.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também

Deputados estaduais de SC alteram regra que limita aumento salarial a prazo de 4 anos

KM por KM: SC tem duplicações lentas de BR’s e licitações desertas nas estradas estaduais