“Considerado atualmente o setor mais importante da economia nacional, o agronegócio representa cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos anos, poucos países tiveram um crescimento tão expressivo no comércio internacional do agronegócio quanto o Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura.
Continua depois da publicidade
O Estado contribuiu consideravelmente para o país ter alcançado esse patamar. Nossa economia se destaca no cenário nacional, mas é pouco divulgada a contribuição dos profissionais da medicina veterinária nesse contexto.
Maior plantel suinícola nacional, maior produtor e exportador de carne suína nacional, maior consumo per capita do país, Santa Catarina é hoje o expoente da suinocultura brasileira. Aqui também são produzidos 2,5% da carne de frango consumida mundialmente, detendo 8% dos negócios mundiais, com destaque para Europa, Oriente Médio e Japão. Esse status só pode ser mantido com um elevado grau de sanidade dos rebanhos. Nosso Estado é ainda o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados.
O sucesso dessas atividades se deve a um eficiente sistema de integração entre empresas agroindustriais e produtores rurais, no qual a participação dos médicos veterinários no controle sanitário e nos sistemas de criação animal é imprescindível.
Além de auxiliar na economia no setor de serviços e mercado pet, o profissional da medicina veterinária desempenha sua função com a preocupação do bem-estar dos animais, visando a melhoria da saúde dos seres humanos, colocando na mesa do consumidor produtos de origem animal com qualidade.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, o CRMV-SC presta sua homenagem aos profissionais que colaboram para o desenvolvimento sustentável da sociedade catarinense. Parabéns a todos os médicos veterinários que hoje comemoram seu dia.“