A importação de fertilizantes e a exportação de soja são fatores determinantes para que a movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul continue crescendo, mesmo com a quebra do recorde histórico em 2023.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com dados divulgados pela comunicação do porto, em janeiro, o embarque e desembarque de mercadorias chegou a 1,44 milhão de toneladas, 190 mil toneladas a mais do que no mesmo mês do ano passado (1,25 milhão), representando um aumento de 15%.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o presidente do porto, Cleverton Vieira, os fatores relacionados à força da agricultura nacional foram determinantes para alcançar esse incremento.

Continua depois da publicidade

— Em anos anteriores, havia meses sem embarque de soja ou milho. Em janeiro de 2023, por exemplo, não houve movimentação de soja. Neste janeiro foram exportadas 200 mil toneladas — explica.

Já a importação de fertilizantes aumentou 52% em comparação com o primeiro mês do ano passado: passou de 166 mil toneladas para 253 mil toneladas em janeiro.

Ainda em janeiro, as exportações totais somaram 781 mil toneladas (54%), graças principalmente ao milho (561 mil toneladas) e à soja (200 mil toneladas). Também, as importações alcançaram 658 mil toneladas (46%). Destaque para os produtos siderúrgicos (328 mil toneladas) e fertilizantes (253 mil toneladas).

Veja fotos do porto de São Francisco do Sul

Continua depois da publicidade

Recorde histórico

Em 2023, São Francisco do Sul embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. 

Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Joinville Vôlei anuncia projeto social com aulas para crianças de escola municipal

Orquestra Jovem estreia apresentação de concerto com presença de maestro russo em Joinville

De torcedor a esperança do JEC, prata da casa volta ao time do coração para realizar sonho