Depois que o Ministério da justiça acatou reivindicações de agricultores numa reunião realizada em Brasília, os manifestantes que fechavam a SC-283 o trecho entre Seara e Chapecó, no Oeste, liberaram a rodovia. O protesto ocorria por causa da demarcação de terras para indígenas e fez a o tráfego ficar interrompido do meio-dia até às 16h30min.
Continua depois da publicidade
– A passagem de carros e caminhões foi liberada neste horário por causa da resposta do Ministério da Justiça – afirmou Alexandre Bergamin, coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul).
Ele disse que ficou acertada a publicação de uma nova portaria sobre o processo de demarcação adotando novos mecanismo e estabelecendo indenizações aos agricultores em caso de desapropriações.
Também ficou combinada a criação de uma mesa para analisar cada caso de demarcação no Brasil. O encontro para implantação em Santa Catarina será na última semana de novembro e contará com representantes dos ministérios da Justiça, Desenvolvimento Agrário, Secretaria Geral da Presidência, Ministério Público Federal, Justiça Federal, representantes dos agricultores e indígenas.
Continua depois da publicidade