Agricultores, familiares e camponeses de Santa Catarina protestaram nesta quarta-feira bloqueando o entroncamento das BRs 116 e 470, conhecido como Trevo do Patussi, em São Cristóvão do Sul, região serrana do Estado. O ato começou por volta das 7h e o local foi liberado às 12h por iniciativa dos próprios manifestantes, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Continua depois da publicidade

A ação reuniu cerca de 500 pessoas e é mobilizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT) em Santa Catarina e a Via Campesina.

A Fetraf-Sul esclarece que os atos não estão relacionados às demais manifestações que acontecem no país, são totalmente independentes. Em Chapecó houve caminhada dos manifestantes, que se deslocaram até um laticínio da região.

Segundo a organização, os principais temas da mobilização são a crise do setor leiteiro, causada pela queda do preço do leite pago ao produtor; o agravamento da situação com a paralisação dos caminhoneiros; e habitação rural, reivindicando imediata contratação dos projetos que aguardam liberação de recurso junto aos agentes financeiros.

Continua depois da publicidade

Além destes pontos – direcionados ao governo Federal e indústrias do setor leiteiro -, os agricultores também farão reivindicações ao governo catarinense: alimentação escolar, energia elétrica e criação de um plano de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa. Uma audiência em Brasília na tarde desta quarta-feira deve trata dos temas.