Três cachorros atacaram um agricultor de 43 anos na comunidade de Caroveira, no interior de Irani, no Meio-Oeste catarinense, na tarde de domingo. Artemio Habas teve ferimentos nas duas pernas, mas passa bem.

Continua depois da publicidade

O ataque ocorreu por volta das 15h, quando ele foi até a propriedade de um amigo acertar uma dívida. Os animais, de grande porte e mestiços da raça pastor alemão, teriam avançado nas pernas de Artemio quando ele desceu da moto.

A vítima contou que tentou se livrar das mordidas dando chutes nos animais. Mas, desmaiou durante o ataque e foi salvo por um vizinho da propriedade, que afastou os cães e acionou os bombeiros. Por pouco, a artéria que passa pela perna do agricultor não foi rompida.

– Desci da moto e fui atacado. Não me lembro de muita coisa porque desmaiei. Eu sempre ia à propriedade e os cachorros ficavam soltos, mas nunca tinham reagido com violência – diz.

Continua depois da publicidade

Conforme o bombeiro Joel de Lima, os cachorros que atacaram Artemio não eram vacinados contra a raiva, que pode ser transmitida aos seres humanos através da mordida. Ele alerta que os donos devem prevenir os animais de doenças e mantê-los presos.

Ele explica que principalmente no interior, quando os moradores têm costume de deixar os cachorros soltos para ajudar na segurança das propriedades, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes.