A noite desta quinta-feira (28) representou um momento importante para a construção da Joinville do futuro. Em um evento para cerca de 500 convidados, o Perini Business Park –maior condomínio empresarial multissetorial da América do Sul – inaugurou o Ágora Tech Park, o parque tecnológico que promete ser o ponto de encontro para ideias e realizações inovadoras capazes de transformar o ecossistema de inovação da cidade em uma das referências no país.
Continua depois da publicidade
Projetado para ocupar cerca de 140 mil metros quadrados, o empreendimento nasce por meio de uma primeira construção de 7 mil metros quadrados, o Ágora Hub, que centralizará as ações do local, aliado às instalações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Conta Azul, as duas primeiras âncoras do projeto. A grandiosidade do projeto e do que se espera dele para o desenvolvimento foi exaltado no discurso de Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia.
Além de Edel, discursaram Fábio Boschi, CEO Global do Grupo Perini; João Kepler, premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards e Lead Partner da Bossa Nova Investimentos; Josep Piqué, presidente executivo da La Salle Technova e ex-presidente da IASP – Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação; e o Reitor da UFSC, professor Ubaldo Cesar Balthazar.
Com um investimento total previsto em estrutura de R$ 120 milhões em poucos anos, a tendência é de que a expansão comece a acontecer nos próximos meses a partir da construção de um segundo empreendimento. Isso se deve a alta demanda por espaços dentro do ambiente tecnológico, que inicia as atividades com cerca de 30 operações instaladas. O número faz com que o Perini passe de 164 para 190 empresas instaladas no local.
E é justamente neste Hub, que funcionará uma espécie de centro de inovação “sem cancelas”, com intenção de agregar dezenas de iniciativas diversas do setor de tecnologia, como startups, spin-offs, empresas e aceleradoras de mercado, incubadoras e coworking. Além disso, o espaço deve proporcionar uma conexão direta entre universidades, empresas e governo.
Continua depois da publicidade

Acordo de Cooperação
Com um investimento 100% privado, o Hub passa a integrar a Rede de Centros de Inovação do Estado, com apoio institucional do governo catarinense. O compromisso foi selado a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação que define condições gerais para que o Centro de Inovação Ágora Hub figure como o Centro de Inovação de Joinville.
O anúncio fortalece o planejamento de ações com foco no desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema inovador de Santa Catarina. A celebração do acordo de cooperação reuniu o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Lucas de Souza Esmeraldino; o CEO do Grupo Perini na América Latina, Marcelo Hack; o presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel; o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB); e o presidente do Join.Valle, Guilherme Lima.
A cerimônia de lançamento contou ainda com a formalização do Pacto Municipal pela Inovação de Joinville, documento assinado por 43 instituições entre empresas, entidades de classe, academia e órgãos públicos. A intenção com o pacto é unir esforços para o desenvolvimento da cidade e do Estado a partir de ações lideradas por inovação e tecnologia.
O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Danilo Conti, foi o responsável por apresentar as diretrizes do documento, que foi construído pelas mãos dos participantes.
Continua depois da publicidade
A assinatura simbólica do pacto contou com a participação do prefeito de Joinville, o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – COMCIT, Fabiano Dell Agnolo, e o presidente do Join.Valle, Guilherme Lima.
NSC Comunicação lança o Tech SC
Aproveitando o momento de expansão tecnológico em Santa Catarina foi lançado também o Portal Tech SC, plataforma da NSC Comunicação sobre o universo da tecnologia no Estado. A página fica dentro do NSC Total e apresenta as principais notícias do setor e os projetos que estão sendo desenvolvidos nos polos de inovação catarinenses.
O Tech SC conta com colunistas exclusivos para comentar e analisar assuntos relacionados à tecnologia – que movimenta cerca de R$ 15,53 bilhões ao ano em SC. Também mostrará quem são as pessoas que estão envolvidas com alguns dos projetos mais inovadores.
Além disso, dispõe de uma agenda dos eventos relacionados com marketing digital, tecnologia de software, educação digital, programação, entre outros temas.
Continua depois da publicidade
— O mercado de tecnologia é um diferencial importante de Santa Catarina no cenário nacional, prova disso é que o movimento que antes estava muito ancorado em Florianópolis hoje se espalha por outras cidades, como Joinville. Esse movimento (de lançamento do Ágora) é um marco importante e um passo ousado para a cidade se posicionar como um polo tecnológico também — diz Bruno Watté, diretor de Operação e Produtos Digitais da NSC Comunicação.
— O Tech SC nasce com o objetivo central de reportar a cena de tecnologia para ajudar o Estado a se posicionar cada vez mais no mercado nacional como uma referência de inovação e tecnologia — conclui.