Logo depois das primeiras apresentações do governo estadual, da Capital e do Inter sobre a modernização do Beira-Rio, os 40 técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) entraram no estádio em obras para fazer uma visita técnica.
Continua depois da publicidade
Na breve janela definida pelo cerimonial para o contato com jornalistas, o chefe do escritório da Fifa para a Copa do Mundo 2014, Chris Unger, comparou o Beira-Rio que viu há 10 meses, na primeira visita técnica, com as obras que seguiam ininterruptas em volta do púlpito improvisado.
– Há 10 meses, o estádio era uma obra de demolição. Agora é, claramente, uma obra de construção. Estou ansioso para voltar, em setembro, e ver o Beira-Rio quase pronto – disse Unger.
A visita técnica, que se iniciou às 8h30min e segue até o meio da tarde, está sendo feita por cerca de 40 profissionais da Fifa e do COL. Porto Alegre é a quinta cidade à qual chega o grupo – de sexta-feira para cá, as arenas de São Paulo, Cuiabá, Manaus e Curitiba foram vistoriadas. Amanhã, é a vez de Natal.
– Trouxemos aqui especialistas em 20 áreas diferentes para conferir se os planos operacionais que desenhamos condizem com a realidade, e quais ajustes serão feitos – explicou Unger.
Continua depois da publicidade
O foco da visita não é conferir se as obras do estádio – que chegaram a 58%, segundo o presidente colorado Giovanni Luigi – estão em dia. Os técnicos da Fifa tratam, durante o dia inteiro, de afinar detalhes da operação do Beira-Rio durante os cinco jogos da Copa. Estão sendo discutidos os locais destinados às estruturas temporárias de imprensa, de voluntários, os pontos de entrada e saída de jogadores e funcionários da partida e a logística de recebimento de torcedores VIP.
– A ideia é planejar de forma que torcida, jogadores, imprensa e voluntários não atrapalhem uns aos outros no dia da partida – disse o integrante da Fifa.
As áreas em debate
Competições
Operações de Imprensa
Televisão
Protocolo
Mídia
Tecnologia da Informação
Credenciamento
Segurança
Marketing
Médica
Ingressos
Transporte
Alimentação
Voluntários
Logística
Hospitalidade