A inauguração de um beach club no último sábado (5) teve aglomeração e pessoas sem máscara na Guarda do Embaú, em Palhoça. As imagens publicadas nas redes sociais mostram dezenas de pessoas bebendo e dançando dentro do estabelecimento sem medidas de distanciamento social. Na noite deste domingo, o local foi interditado.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

As medidas definidas pelo governo do Estado proíbem casas de shows, boates, pubs e festas particulares com aglomeração em todas as regiões com avaliação de risco gravíssimo, como é o caso da Grande Florianópolis. Além disso, há a obrigatoriedade do uso de máscaras.

> Entenda o que está liberado e proibido em cada região de SC

Segundo o 16º Batalhão da Polícia Militar de Palhoça, não houve registro de denúncias sobre a festa no telefone 190. A PM afirmou na manhã deste domingo que iria verificar se o evento ocorreu de fato para encaminhar as informações para a Polícia Civil, que poderá responsabilizar o proprietário do estabelecimento.

Continua depois da publicidade

À noite, a PM emitiu nota informando que após tomar conhecimento do episódio de sábado, fez uma fiscalização no estabelecimento na noite deste domingo (6). Nessa vistoria, a PM informou ter flagrado pessoas aglomeradas, sem máscaras e que o restaurante estaria funcionando como “balada”, o que está proibido pelo decreto estadual.

Por causa disso, o estabelecimento foi interditado pela PM. Ele só poderá voltar ao funcionamento após vistoria e desde que cumpra os protocolos sanitários, informou o subcomandante do 16º BPM, major Rudinei.

PM interditou bar após fiscalização na noite deste domingo
PM interditou bar após fiscalização na noite deste domingo (Foto: Divulgação, PM)

A delegada regional de Palhoça, Michele Correa Rabelo, disse que as fiscalizações de verão começaram a ser realizadas no sábado em diversos estabelecimentos pré-definidos. No entanto, a Polícia Civil não tinha conhecimento da inauguração do beach club e agora vai apurar se o evento realmente aconteceu.

– Não posso afirmar se houve, mas caso tenha acontecido posso garantir que não vai se repetir. Estaremos lá vigilantes e para aqueles que não se adaptarem, vamos tomar as providências cabíveis – garantiu.

Continua depois da publicidade

> Sobe para 19 o número de hospitais com UTIs adulto lotadas com pacientes com coronavírus

Segundo ela, todos os proprietários da região sabem das regras de funcionamento dos estabelecimentos na Guarda do Embaú e serão chamados para uma reunião na segunda-feira.

– Nossa intenção primeiro é orientar e no segundo descumprimento atuar com um pouquinho mais de rigor – explicou.

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Rabelo informou que a fiscalização acontece em uma operação integrada entre Polícia Civil, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. De acordo com a delegada, a base policial da Pinheira vai funcionar 24 horas por dia até o fim do verão, com fiscalização diária em todos os estabelecimentos.

A prefeitura de Palhoça informou em nota que a Vigilância Sanitária fez fiscalizações no sábado, mas que “o foco foi casas noturnas e foodparks, locais com histórico de aglomeração”, e que “as ações de fiscalização, no período da pandemia, fica a cargo das polícias, em conjunto ou separadamente com os órgãos de fiscalização do município”.

Continua depois da publicidade

A reportagem tentou contato com o beach club por telefone e pelas redes sociais, mas até o momento não teve retorno.

Atualização: a reportagem foi atualizada às 22h30min deste domingo (6) com a informação de que a PM fez vistoria no local na noite deste domingo e interditou o estabelecimento.