O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, disse nesta segunda-feira que considerou que o resultado do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília foi muito expressivo e ressaltou os lances agressivos apresentados pelos consórcios participantes.
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Sobre o fato do aeroporto de Campinas ter tido o menor ágio, ele disse que esse aeroporto requer uma visão de “longo prazo”.
Ele destacou que os ágios elevados registrados hoje demonstram que “os investimentos são seguros e rentáveis”.
– Ninguém dá lances que não sejam adequados às suas expectativas de resultado – afirmou.
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Questionado sobre as próximas privatizações do setor, o ministro disse que ainda não há previsões ou prazos.
Bittencourt reafirmou que as metas de investimento até a Copa de 2014, previstas em edital, estão mantidas.
Concessão para acelerar obras
Com valores mínimos de R$ 5,4 bilhões e previsão de investimentos de até R$ 16 bilhões, a disputa representa um capítulo inédito nas privatizações brasileiras.
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Um dos objetivos da concessão é acelerar a execução das obras necessárias para atender à atual demanda e a prevista para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Caso os operadores privados não concluam as obras previstas, poderão ser multados em R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso.
Os novos controladores assumem os terminais arrematados seis meses depois da assinatura dos contratos. Nesse intervalo, haverá um período de transição no qual a concessionária vencedora administrará o aeroporto em conjunto com a Infraero.
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Nos primeiros anos de concessão, não haverá obras de expansão das pistas. Para evitar fiasco na Copa do Mundo de 2014, o governo determinou, nos contratos de leilão, que seja priorizada a ampliação e modernização dos terminais de passageiros. A adequação das pistas para receber aeronaves maiores e a criação de novos slots (autorizações para novos voos) ficarão para mais tarde.
Saiba mais sobre os alvos do investimento:
Guarulhos
Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro
Valor do lance: R$ 16,213 bilhões
Preço mínimo: R$ 3,4 bilhões
Prazo de concessão: 20 anos
Investimentos até a Copa do Mundo: R$ 1,38 bilhão
Investimentos totais: R$ 4,6 bilhões
Brasília
Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek
Valor da oferta: R$ 4,501 bilhões
Preço mínimo: R$ 582 milhões
Prazo de concessão: 25 anos
Investimentos até a Copa do Mundo: R$ 626,53 milhões
Investimentos totais: R$ 2,8 bilhões
Campinas
Aeroporto Internacional de Viracopos
Valor da oferta: R$ 3,821 bilhões
Preço mínimo: R$ 1,5 bilhão
Prazo de concessão: 30 anos
Investimentos até a Copa do Mundo: R$ 873,05 milhões
Investimentos totais: R$ 8,7 bilhões