Uma assembleia geral da Federação dos Pescadores de Santa Catarina ocorre na manhã desta terça-feira(22) em Florianópolis e conta com a presença do Secretário Nacional da Pesca José Seif Júnior. Uma carta com demandas do setor será entregue ao secretário. A liberação da carteira dos pescadores e a licença de pesca única, que permite a pesca de fundo e de superfície estão entre as principais reivindicações.

Continua depois da publicidade

– Na hora de fazer o visto anual, a colônia teria que assinar um documento que a pessoa era pescador. Então a culpa seria em cima das colônias, mas nós achamos o contrário, que a colônia tem que se responsabilizar no encaminhamento do pescador e não na manutenção (do visto) – disse o presidente da Federação Ivo da Silva.3

Ainda de acordo com o presidente da Federação, a burocracia vem causando o cancelamento das carteiras de pescadores, o que inviabiliza o trabalho nas colônias.

– Historicamente, os pescadores vão uma vez ao ano às entidades de classe para passar o visto da carteira. Depois, passou a ser a data de nascimento (a data para buscar o visto). Eles passam batido e a carteira é cancelada. Aí fica o pescador trabalhando de forma ilegal, escondido da fiscalização, porque passou o tempo da revalidação – explicou.

A Federação dos Pescadores também deve se posicionar frente ao governo quanto à exigência do selo de inspeção federal.

Continua depois da publicidade

– (Queremos) Que o produtor que prove a origem do seu produto não precise passar pela indústria de pesca, porque se entrar para a indústria de beneficiamento se torna muito caro e o pescador ganha menos – afirmou.