No mutirão de limpeza feito no Cemitério Municipal da Fazenda, em Itajaí, foram retirados 280 pratos e vasos de plantas, e foram feitos furos em 150 floreiras fixas nos túmulos para evitar acúmulo de água.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre a Dengue
Ao todo, 20 agentes de endemias participaram da ação para eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti. O trabalho foi realizado em resposta ao aparecimento de focos positivos de dengue no entorno do cemitério, em casas e pontos comerciais.
– Queremos prevenir um possível surto no local nos próximos meses, especialmente em função da data de Finados, quando muito mais recipientes com flores serão colocados nos túmulos. A temperatura estará mais elevada e os ovos que tiverem sido depositados no local agora, ao receberem chuva, irão eclodir – esclarece o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lúcio Vieira.
Segundo ele, mesmo ao utilizar vasos com flores artificiais, muitas pessoas ainda deixam pratos nesses vasos, podendo se tornar depósito dos ovos do mosquito.
Continua depois da publicidade
Os agentes foram rígidos na limpeza e retiraram pratos de vasos ou outros recipientes que pudessem acumular água. Os materiais serão incinerados.
A ação também foi educativa. Quem estava no local fazendo a manutenção dos túmulos recebeu orientação sobre a prevenção e combate à dengue.