Um esquema de facilitação ao contrabando e ao descaminho de produtos importados irregularmente da Argentina para Santa Catarina acabou alvo de quatro mandados de busca e apreensão em São Miguel do Oeste e Paraíso, no Extremo-Oeste, nesta quinta-feira (5). A operação foi empenhada pela Polícia Federal (PF), que identificou o possível envolvimento de servidores de uma empresa pública nos crimes.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Os agentes de um posto de fiscalização, localizado na fronteira com a Argentina, estariam fazendo vista grossa à entrada irregular de produtos importados, o que incluiria, segundo a PF, itens cuja importação é proibida ou depende de autorização de agências reguladoras, como combustíveis e gás de cozinha.
A operação Ablepsia Deliberada, que cumpriu os mandados expedidos pela Justiça Federal em Chapecó e cujo nome faz referência ao que seria uma “cegueira intencional” dos servidores corruptos, ainda terminou com a prisão em flagrante de duas pessoas por posse ilegal de arma de fogo em Paraíso.
Na mesma cidade, foram achadas cerca de cem caixas de vinho objeto de descaminho e dois galões de agrotóxicos importados de forma irregular, que devem servir de provas dos crimes investigados.
Continua depois da publicidade
De acordo com a PRF, os envolvidos na operação também são investigados por prevaricação, descaminho e contrabando, além dos crimes já citados anteriormente.
Leia mais
SC tem “boom” de casos de dengue com crescimento de 335% em um ano
Adolescente confessa morte da mãe grávida em SC e polícia pede internação, diz delegado