O clima próximo ao Presídio Regional de Joinville e Penitenciária Industrial é de inquietação. Em função da greve, que nesta quinta-feira entra no décimo dia, os agentes penitenciários fecharam a rua de acesso por volta das 9 horas, o que impede o acesso a estes locais. Somente funcionários conseguem passar.

Continua depois da publicidade

Um advogado tentou entrar no presídio para visitar um detento, mas não obteve sucesso. Os agentes definiram que as visitas sociais à Penitenciária serão bloqueada a partir da próxima segunda-feira. As visitas íntimas já estão suspensas.

A greve dos agentes penitenciários no Estado também forçou o cancelamento de seis audiências criminais que deveriam ter ocorrido na quarta-feira no Fórum de Joinville. Como a paralisação dos agentes suspendeu o trabalho de escolta dos detentos, os réus presos no Presídio Regional de Joinville não puderam comparecer às sessões.

Plano de carreira

Continua depois da publicidade

A categoria reivindica a revisão do plano de carreira. Um dos principais pontos da pauta é a criação de um adicional de 40% sobre os ganhos na aposentadoria. Atualmente, ao se aposentar, o agente tem uma redução de 40% no salário, forçando os profissionais a prolongarem o máximo que puderem o tempo na ativa.

Os profissionais também pedem a redução da escala de progressão na carreira.