O projeto (A)Gentes do Riso está de volta presencialmente uma vez por semana no Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, depois de um ano e meio de atividades à distância. De setembro a dezembro, serão realizados pelo grupo 20 “plantões” no total.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O (A)Gentes do Riso, neste ano, é composto por 12 palhaças e palhaços. Eles vão atuar em duplas e dar uma nova dinâmica ao ambiente hospitalar nas quartas-feiras, quando a área de sol do hospital será espaço para intervenções artísticas.
– Antes nós visitávamos os pacientes nas unidades e ambulatórios; agora eles irão até nós em espaço preparado para a ação, tendo em vista a necessidade de distanciamento – conta Débora de Matos, a (A)Gente Esmeralda. – E, para as crianças que não podem se deslocar, preparamos um programinha divertido e interativo, do qual faz parte um jogo de tabuleiro.
> Não Olhe Para Cima, da Netflix, ganha primeiro trailer
Continua depois da publicidade
Já são 10 anos de projeto; em que o objetivo sempre foi, por meio da arte e do riso, colocar luz no que é bom.
– Quando trazemos o riso à frente, como uma força, resgatamos outros sentimentos e vontades que nos habitam e ajudam no equilíbrio das coisas – reflete Egon Seidler, o (A)Gente Jubi.
Durante as performances, todos os (A)Gentes usarão máscaras e álcool gel e manter o distanciamento, além de colocar em prática uma rotina de assepsia já conhecida pelos profissionais do grupo, como lavar as mãos com frequência, e outros hábitos que previnem contaminação. No lugar onde serão realizadas as intervenções artísticas, fitas coloridas lembrarão a distância necessária entre as pessoas. Em caso de chuva, os encontros serão realizados na Sala de Recreação.
Leia também:
> Matrix: Resurrections, quarto filme da franquia, ganha primeiro trailer
> Compositor brasileiro acusa Adele de plagiar música de Martinho da Vila
> Programa SC Mais Cultura vai investir mais de R$ 129 milhões até o fim do ano