Foi ativado no domingo o novo corredor de ônibus da avenida Paulo Medeiros (trecho da Beira-rio), entre a rua Nove de Março e o Mercado Público Municipal, no Centro de Joinville. Agentes de trânsito estão no local desde 7h30 desta segunda-feira para orientar os motoristas sobre a novidade. Os agentes informaram que a quantidade de motoristas desavisados é pequena.
Continua depois da publicidade
– Logo o pessoal acostuma – disse um dos agentes, que afirmou que, por enquanto, a única recomendação é orientar os motoristas. Eles devem ficar ali durante toda a semana, sem aplicação de multas.
Leia mais notícias de Joinville e região
Os motoristas ainda estão conhecendo a novidade. O objetivo da implantação da faixa é otimizar o percurso dos ônibus das linhas do Boa Vista e Guanabara linha direta, que antes precisavam passar pelas ruas Itajaí e Abdon Batista. Agora, eles vão trafegar pelo corredor da Paulo Medeiros, localizado na pista mais próxima ao rio Cachoeira, e convergir à esquerda na rua Ricardo Stam Gomes, em direção à rua Aubé. Os veículos que se deslocam no sentido Norte/Sul, em direção ao Boa Vista, continuam a passar pela rua Itajaí.
– Pra mim que uso ônibus é melhor – disse João Vitor, de 19 anos, que sentava no banco passageiro de um dos carros que passou pelo local nesta manhã.
Continua depois da publicidade
Corredor de ônibus na avenida Paulo Medeiros será ativado no domingo
Para Ernio e Salete, que também passaram pelo local nesta manhã, a nova medida é boa, mas precisa melhorar.
– Precisa de mais informação – defendeu Salete.
Para evitar conflito entre ônibus e veículos no cruzamento entre a avenida Paulo Medeiros e Ricardo Stam Gomes, o Departamento de Trânsito implantou um sinaleiro no local.
O ciclista Silvestre Nascimento, de 68 anos, gostou de outra novidade: a ciclofaixa.
– Aí tem que invadir a calçada para proteger a gente, respeitando a vez do pedestre – disse Silvestre, sobre o término da ciclofaixa.
Av. Paulo Medeiros terá faixa exclusiva para ônibus no Centro de Joinville
Vladimir Constante, presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUJ) conta que a faixa diminui de 20 minutos para 1 minuto o tempo que o ônibus demora para se deslocar entre o trecho da rua Itajaí e Abdon Batista no horário de pico da tarde. No pico da manhã demorava até 10 minutos.
Continua depois da publicidade
– Estamos monitorando os horários de pico. Precisamos ver durante a semana para ter uma conclusão mais correta – disse Vladimir, que destacou ainda a importância das novas ciclofaixas, que passam a contar com 146km na cidade, de um total previsto de 730km no PlanMob.
Para a IPPUJ, o objetivo principal foi atingido. Vladimir conta que o único problema é no cruzamento da rua Abdon Batista com a avenida Procópio Gomes.
– Nos últimos dias o movimento na avenida 7 de setembro aumentou. Esse aumento acaba bloqueando o cruzamento – revela Vladimir, que adiantou que não pretende aumentar o tempo do semáforo na 7 de setembro. O IPPUJ vai continuar monitorando o local para verificar se alguma nova medida terá de ser tomada.