Uma agente penitenciária foi condenada por desviar mais de R$ 20 mil de verbas destinanadas à saúde dos presos. O crime aconteceu na penitenciária de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste, em 2017. O dinheiro desviado seria destinado para exames médicos, tratamentos odontológicos e aquisição de óculos. A ex-servidora foi condenada à cinco anos de prisão e terá que ressarcir os valores. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os devios aconteceram entre fevereiro e agosto de 2017. A servidora era encarregada pela área administrativa do setor de saúde da unidade prisional. Ela era responsável por captar e utilizar o dinheiro para as demandas relacionadas à saúde dos presos. Mas quando recebia as demandas, sacava o dinheiro e, em vez de pagar pelos procedimentos e produtos de saúde, ficava com o dinheiro.

Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, durante o julgamento e interrogação, a ex-servidora permaneceu em silêncio. A defesa pedia a absolvição dela, sob o argumento de que a funcionária agiu por falta de experiência e não por má-fé.

Jovem sofre transfobia e sai sem tratamento de hospital em Itajaí: “Homem ou mulher?”

Continua depois da publicidade

Para o Ministério Público, ela teria cometido o crime de peculato pelo menos sete vezes. A mulher perdeu o cargo público, e foi condenada pela Vara Criminal da comarca de Curitibanos a cinco anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Além disso, a ex-servidora terá que ressarcir o dinheiro aos presos e pagar multa no valor de um terço do salário mínimo vigente à época dos fatos por 25 dias.

Leia também

Ao menos 16 cidades de SC decretam situação de emergência por causa das chuvas

Identificada mulher morta a facadas e pauladas em SC: “Guardarei seu sorriso”

Dois lotes de chocolate Garoto têm comercialização proibida pela Anvisa