O Athletic, time de futebol de Minas Gerais que estreia em 2025 na Série B do Campeonato Brasileiro, está passando por uma mudança em sua estrutura de propriedade. A empresa que detinha a maioria das ações da SAF do clube concordou em vender a maior parte de sua participação para Thássilo Soares Raymundo, um dos agentes do jogador de futebol Vini Jr.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Segundo o ge, a F&P Gestão Esportiva, que antes possuía 68,5% das ações da SAF, venderá uma parte substancial para Thássilo, que passará a ter 53,5% das ações. A empresa ainda manterá 10% das ações sob o comando de Fábio Mineiro, que continuará na direção de futebol.

A transação está em fase final, aguardando apenas detalhes burocráticos e documentação para ser oficialmente anunciada. Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) está marcada para o dia 6 de fevereiro para informar os acionistas minoritários sobre a negociação.

Pierre Fernandes, que controlava o clube junto com Fábio Mineiro, vendeu sua participação para Thássilo e deixará a operação. Além dele, a Família Lago de Minas também entrará no quadro societário, com 7% das ações. A Tiberis Holding manterá 19,5% das ações, enquanto a Testotrans terá 5% e a Associação Athletic também terá 5%.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A venda ocorre em meio a uma crise na SAF do Athletic. A Tiberis Holding, acionista minoritária desde dezembro de 2023, acusa a F&P Gestão Esportiva de falta de transparência econômica e contábil. Os italianos contestam a recusa de um aporte de R$ 15 milhões na SAF.

Além disso, a empresa alega que não aconteceu o pagamento de uma dívida ao Moreirense pela contratação de Wallisson, que resultou em um Transfer Ban imposto pela Fifa em janeiro de 2025. A dívida foi quitada e a punição foi retirada.

O Athletic tem a melhor campanha no Campeonato Mineiro e está próximo de se classificar para as semifinais. O clube está vivendo uma ascensão no futebol nacional em seis temporadas e disputará a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez.

Leia também

O que é Hyrox e como a modalidade pode desbancar o CrossFit

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro