Reabrirá neste sábado (25) o agendamento para a vacinação contra a gripe (H1N1) em Blumenau. Haverá horários disponíveis para todos os dias da próxima semana (de 27 a 30) para os grupos contemplados na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até 8 de maio.
Continua depois da publicidade
O agendamento tem sido liberado aos poucos pois as equipes precisam atualizar a quantidade de vacinas manualmente no sistema e, em alguns dias, há falta de doses, que chegam a conta-gotas do Ministério da Saúde. A marcação é exigida para que não haja aglomeração nas unidades de saúde e possível disseminação do novo coronavírus.
Nesta semana a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) ultrapassou a meta de vacinação dos idosos, que já passa de 102%. O objetivo era atingir 30.550 pessoas. Na segunda-feira (20), 31.397 já estavam imunizados.
Leia também: Jovem é barrado em banco por falta de máscara e acaba preso por cárcere privado em Blumenau
Neste sábado, o sistema deve ser liberado ao longo da tarde.
Continua depois da publicidade
Como agendar
Conforme o secretário da pasta, Winnetou Krambeck, a pessoa podem selecionar o posto de saúde ou Ambulatório Geral que preferir, já que não há a exigência de ser a unidade presente na região onde o usuário mora.
Além de idosos e trabalhadores da saúde, outros grupos prioritários podem se vacinar nesta fase, como profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, além dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. Em Blumenau há 29 salas de vacina em Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs) atendendo exclusivamente os grupos prioritários.
> Moro divulga mensagens que sugerem tentativa de influência de Bolsonaro e oferta de vaga no STF
O agendamento, exclusivo para idosos e pessoas que integram os novos grupos, pode ser realizado por meio do aplicativo Pronto Mobile, por este link ou por contato telefônico com a unidade de saúde. O Pronto mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
Continua depois da publicidade
Documentos exigidos
Confira os documentos de comprovação da condição profissional ou de saúde, que a população pode apresentar no momento da vacinação, segundo o Ministério da Saúde:
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina; prescrição médica que indique a doença crônica.
Caminhoneiros
Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes (categoria de motorista), carteira de habilitação (p/ motorista com categorias C ou E que conste no quadro observações: exerce atividade remunerada) ou crachá funcional.
População de trabalhadores portuários
Comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), carteira de sócio(a) do sindicato da categoria, contracheque com documento de identidade, declarações dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.
Continua depois da publicidade
População de Profissionais de Transporte Coletivo
Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (para motorista – categorias D ou E) ou crachá funcional.