Quem tentou agendar pela internet a ida ao novo posto da 19ª Zona Eleitoral de Joinville ficou desapontado. Nesta quinta-feira, ainda pela manhã acabaram as vagas disponíveis para julho. Por meio do agendamento, as filas são evitadas, mas existe um limite para esse benefício.
Continua depois da publicidade
São 116 vagas por dia, quase 10% do número de pessoas que comparecem diariamente para o cadastramento biométrico e para outros procedimentos relacionados ao título de eleitor. O agendamento deve ser retomado a partir desta sexta-feira, com a abertura da agenda de agosto.
Leia mais notícias de Joinville e região
Para o mês de julho, foram cerca de 3 mil agendados. Por enquanto, a assessora de imprensa Adriana Zoch ficou fora. Hoje a assessora entrou em contato com o jornal “A Notícía” não para sugerir pautas, mas para relatar a experiência com o sistema de agendamento.
Continua depois da publicidade
Ela e seus colegas de trabalho entraram no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se depararam com esta mensagem: “Agendamentos indisponíveis para este local. Escolha outro local de atendimento”. Nenhum deles conseguiu um horário.
– E nem vão conseguir – garante o chefe da 19º Zona Eleitoral, Carlos Penayo.
Nem Carlos imaginava que a procura pelo agendamento esgotaria tão rapidamente as vagas. Ainda em junho, os agendamentos de julho chegaram ao limite. Por isso a agenda de agosto está sendo preparada. Neste intervalo de preparação, surge a mensagem de indisponibilidade. Por enquanto, não é possível aumentar o número de agendamentos diários feitos pela internet.
– Não tem como ampliar, se não prejudica o pessoal da fila – justifica o chefe.
Novos atendentes devem ser contratados a partir de 1º de julho, quando o novo posto de atendimento ao público da Justiça Eleitoral funcionará a pleno vapor. Até esta quarta-feira, 17.488 eleitores fizeram a biometria, o que representa 4,55% do eleitorado joinvilense. Das cinco cidades que têm agendamento aberto, apenas Blumenau está com sistema disponível.
Continua depois da publicidade