O novo papa Francisco terá agenda cheia nos primeiros dias de seu pontificado, anunciou nesta quarta-feira à noite o Vaticano.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

> Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano

> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja

Sua vida vai mudar desde a primeira noite que ele passar na residência Santa Marta, onde os 115 cardiais eleitores estavam confinados desde terça-feira à noite. O Papa, porém, dormirá na suíte 201, um apartamento mais confortável com três cômodos: um escritório, uma sala e um quarto.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, ele acordará cedo e fará uma “visita particular” à Basílica de Santa Maria Maior. “Amanhã, irei rezar à Virgem para que ela proteja a cidade de Roma”, anunciou na sua primeira declaração o papa, que agora também é bispo de Roma.

À tarde, por volta das 13h, horário de Brasília, ele presidirá uma missa com os outros 114 cardiais eleitores na Capela Sistina.

Na sexta-feira, às 7h, ele receberá o colégio cardinalício na Sala Clementina. No dia seguinte, ele se reunirá, seguindo tradição recente, com os jornalistas e os responsáveis pela comunicação do Vaticano.

No domingo, ele recitará o tradicional Angelus do apartamento papal às 8h.

O porta-voz do Vaticano anunciou também que o papa Francisco terá um encontro com seu antecessor “nos próximos dias”.

Continua depois da publicidade

A missa de entronização do novo papa Francisco será realizada em 19 de março 2013 – dia de São José – às 05h30min na Basílica de São Pedro.

Por fim, em 20 de março, ele dará audiência aos delegados fraternais. Não haverá audiência geral.

Infográfico: entenda como funcionou o conclave