Um apreço por festas, cerimônias oficiais e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Obtida por meio da Lei de Acesso à Informação, a agenda oficial da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República, Rosemary Noronha, revela uma rotina de reuniões internas, abertura de exposições, lançamento de livros e palestras sobre “medicina do comportamento” – e quase nada de suas relações com os integrantes da máfia dos pareceres.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

> Leia matérias sobre a Operação Porto Seguro

> Infográfico: entenda o esquema de venda de laudos técnicos desbaratado pela Polícia Federal

Continua depois da publicidade

Na agenda de Rosemary em 2012 consta apenas um encontro com o então diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira, marcada no dia 10 de maio, para as 10h.

Reportagem da última edição da revista “Veja” também mostra que, entre 2007 e 2011, os compromissos de Rosemary Noronha abrangiam reuniões com dirigentes de fundos de pensão e integrantes do alto escalão do governo.

Segundo o Ministério Público Federal, Rosemary desempenhou função decisiva na nomeação de Paulo Vieira e de seu irmão Rubens, respectivamente para cargos de diretor na ANA e da Anac, em troca de pagamentos e outras vantagens.

De acordo com a agenda oficial, Rose fez questão de prestigiar pessoalmente, em 21 de maio, a entrega do título de cidadão paulistano a Lula, com quem mantinha uma relação íntima. Ela também compareceu ao ato de comemoração dos 30 anos do PT, em 29 de junho. Ao longo de 2012, foram realizadas treze reuniões com o “escalão avançado da Presidência da República”, grupo formado por funcionários da segurança, cerimonial, transporte e outras áreas, que preparam as viagens da presidente Dilma Rousseff.

Continua depois da publicidade

Rosemary também tinha preocupação com as acomodações do gabinete da Presidência – fez três reuniões para discutir “ajustes nas instalações”. O governo federal, no entanto, informou por meio do Serviço de Informações ao Cidadão do Palácio do Planalto que “não haver qualquer documento ou informação acerca de atas de reuniões” envolvendo a ex-chefe do gabinete.

Em 28 de setembro, às 9h, em pleno horário de expediente, Rose assistiu a ciclo de palestras da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, especialista em “medicina do comportamento”. O último evento marcado na agenda de Rose é a exposição “A Bienal de Arte exclusiva para você”, em 22 de novembro, um dia antes da deflagração da Operação Porto Seguro.

Rose, como era conhecida pelos colegas, foi varrida do cargo depois que as investigações revelaram sua relação com um grupo que comercializava pareceres técnicos e acelerava processos administrativos em órgãos públicos para beneficiar empresários.