As duas principais autoridades de saúde dos Estados Unidos, FDA e CDC, recomendaram uma pausa no uso da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson depois de seis casos reportados de coágulos sanguíneos raros em pacientes que receberam o imunizante. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A Administração de Drogas e Alimentos (FDA) e os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americanos estão avaliando a “importância potencial” desses casos. Como forma de precaução, a FDA publicou nas redes sociais que recomenda uma pausa na imunização com essa vacina.

“Até que esse processo seja concluído, recomendamos esta pausa. Isso é importante para garantir que a comunidade de profissionais de saúde esteja ciente do potencial para esses eventos adversos e possa se planejar, devido ao tratamento exclusivo necessário para este tipo de coágulo sanguíneo”, afirmou a FDA. 

Ao todo, 6,8 milhões de doses da vacina da Johnson já foram aplicadas nos Estados Unidos, ou seja, os casos de coágulos sanguíneos raros representam menos de uma ocorrência em um milhão de doses aplicadas. 

Continua depois da publicidade

A declaração foi feita alguns dias depois do anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) de que também está examinando possíveis casos de coágulos de sangue em pessoas que receberam o fármaco da Johnson & Johnson.

A vacina da Johnson é a única aplicada em uma única dose e já foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil, mas ainda não está sendo aplicada no país.

*Com informações de AFP

Leia também:

Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Uso da palavra “vacinado” dispara nas bios do Tinder

Florianópolis começa vacinar estagiários da saúde contra covid-19 nesta segunda-feira