O mundo da comunicação muda a cada segundo. Enquanto você lê esse texto, aquilo que era tendência pode estar se transformando em over. E se for para se comunicar com a geração alfa – aqueles nascidos a partir de 2010 e considerados 100% digitais, o desafio é ainda maior.

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Imagine então, na década de 1980, quando as ilustrações eram feitas manualmente, fotos eram redesenhadas e bonecos e protótipos eram desenvolvidos manualmente. As agências eram dominadas por pilhas de papéis, pranchas de produção, uma infinidade de lápis e materiais para reprodução. Hoje, grande parte deste aparato deu lugar à tecnologia.

Mãos ainda transformam ideias em conceitos, mas agora controlam mouses ou canetas digitais. E tudo isso faz parte da história de uma das mais importantes agências de comunicação do sul do país, a Free Multiagência, que em 2022 celebra 35 anos no mercado de comunicação.

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Como tudo começou

Em 1987, quando os irmãos Romeu e Roberto Reichert iniciaram a empresa, com o nome Free Desenhos, funcionavam como um bureau e prestavam serviços para agências. Logo, sentiram a necessidade de adequação, uma vez que as demandas de mercado eram latentes. Em pouco tempo, transformaram-se em Free Comunicação.

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Muitos projetos fazem parte da história da empresa, que atualmente conta com 40 profissionais e 15 clientes ativos. O primeiro cliente foi a marca de Chocolates Herr Blumenau. Na pauta, o desenvolvimento de embalagens que contribuíssem para o aumento das vendas. Os produtos precisavam de uma melhor apresentação ao mercado, gerando desejo sem interferir na conservação dos produtos.

Nesta linha do tempo, o primeiro comercial produzido pela agência foi para a JGG Pneus, também de Blumenau.

— Foram muitas noites sem dormir. A responsabilidade era enorme. O medo é um dos grandes combustíveis que nos fazem ir além e sabíamos da responsabilidade. Tínhamos conhecimento técnico e teórico, conhecíamos o produto e sabíamos das ‘dores’ e necessidades do cliente. Contudo, nunca havíamos assinado um comercial e de expectadores passamos a executores — comenta Romeu.

O publicitário ainda lembra que só contaram ao cliente que aquele era um marco dentro da empresa, como primeiro comercial produzido, após a aprovação final e veiculação do material.

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— Foi uma grande porta que se abriu no mercado — relembra Romeu.

Outro cliente que faz parte da trajetória da Free é a Tele Alarme, com campanha que rendeu o prêmio de melhor anúncio em 1996, com a peça “Saia de Férias e Leve o seu Cãozinho”. A agência detectou por meio de pesquisa que as pessoas sofriam ao sair de férias para a praia, pois tinham que deixar o cão de guarda, e o serviço prestado pela Tele Alarme solucionava essa situação. No final dos anos de 1990, a Free, com um nome sólido no mercado, passou a executar um plano de prospecção não apenas na região, mas também em todo o Estado.

Cases de sucesso

Em 2000, mais um grande marco. A empresa conquistou a conta de uma das mais importantes indústrias de cama e banho do país, a Altenburg.

— É uma marca que está na nossa carteira de clientes até hoje. Crescemos juntos. Aprendemos a entender o consumidor, suas demandas e como transformar os produtos em itens de necessidade — pontua Roberto.

Dentre as principais campanhas desenvolvidas para a indústria de Blumenau estão: “Bem Dormir, Bem viver”, que depois virou slogan da marca; “Quero dormir com você”, os produtos falavam diretamente com a consumidora; “Não importa a posição em que você dorme, Travesseiro certo é Altenburg”, que utilizou animais que dormem em posições estranhas.

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A Free ainda produziu o audiovisual que reforça o posicionamento de “Bem Dormir, Bem Viver”, e se espelha em valores e propósitos do cliente. Outra campanha marcante é a “Desperte o bem viver”, com a levitação de uma mulher sobre uma cama da marca. E claro, a campanha dos 100 anos da indústria, contando toda a trajetória de sucesso.

— Um cliente e uma parceria tão longevas permitem perceber as transformações da marca, do mercado e da comunicação da empresa — assinala Romeu.

“Desperte o bem viver”
Campanha “Desperte o bem viver” da Altenburg (Foto: Divulgação)

Em 2006, a Free conquistou a conta da Cooper, com o lançamento da Turminha Cooper, em uma concorrência que teve como mote a aproximação da marca com o público infantil e a sensibilização dos adultos. Em forma de bonecos inspirados no Muppets Show, a Turminha protagonizou diversas campanhas (Natal, promoções, dias de ofertas, Páscoa e Festa Junina) e tiveram os nomes escolhidos por votação popular, em busca da interação com o público consumidor da rede.

Nesse momento, o desafio da Free era impactar os cooperados e divulgar os novos formatos da cooperativa para toda comunidade e imprensa. Para isso foi criada uma campanha para instigar a curiosidade do público, com a diversificação de canais on-line e off-line e a combinação de ações off-line com estratégias digitais, além da criação de um hotsite para a ação.

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Como resultado, foram gerados mais de 900 leads em apenas sete dias de campanha e mais de cinco mil views da Live no canal do Youtube em uma semana de publicação. O hotsite alcançou mais de 11 mil visitantes em 17 dias e mais de sete mil visitantes somente até o dia do lançamento.

— Tivemos mais de 29% de acessos diretos ao hotsite e 19% do total de acessos via e-mail marketing, mostrando mais uma vez que a campanha atingiu seu objetivo e que o e-mail marketing tem ainda grande potencial — relata Romeu.

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Outro desafio se apresentou quando a cooperativa entrou no mercado de e-commerce e introduziu um novo formato de compra no mercado blumenauense: o serviço “Clique e Retire“, com compras on-line, mas com retirada no local. Apoiada na comunicação leve da empresa e na força da marca para diferenciar o serviço, foi criado o personagem “Homem Cursor”, representado por um cursor de um mouse de computador que passeava pelos corredores da cooperativa fazendo compras, emulando a compra on-line, demonstrando o ato de compra com o novo serviço.

Além do filme da campanha, um amplo mix de mídias de massa e segmentadas foi utilizado, tanto on-line como off-line, intercalando materiais de impacto, persuasivos e didáticos, que se complementavam. Nestes 16 anos de parceria, as campanhas e ações desenvolvidas pela Free Multiagência fomentaram reputação e fortaleceram a imagem da Cooper para transformá-la na segunda maior cooperativa de produção e abastecimento do Brasil.

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Avançando junto ao mercado

Diante do que a Free Multiagência já produziu no mercado, é possível perceber que o mercado evoluiu muito na primeira década dos anos 2000. Os efeitos especiais, a interação com o público, e a sensibilização emocional passaram a fazer parte da linguagem da publicidade. O experimento social passou a fazer parte do cotidiano das produções.

Nesta pegada, a Free desenvolveu ações, como o lançamento da linha Ecofriendly, da Altenburg, inovando por meio da tecnologia de Realidade Aumentada. A proposta reforçou as características do produto e explicou o processo produtivo em um ambiente lúdico.

A partir de 2008 também, a Free ganhou uma concorrência e começou a atender contas públicas, um nicho de mercado interessante e que trouxe bons resultados. Em 2014, uma campanha para conscientização do uso da faixa de pedestre, que tinha um cachorro da raça Border Collie como “ator principal” foi desenvolvida para a Seterb (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau) e viralizou, com milhares de curtidas nas redes sociais.

Displays com a imagem do cachorro foram espalhados pelas ruas, fazendo as pessoas acreditarem que o animal estava no local, dando o exemplo de uso correto do equipamento de trânsito. Hoje, a Free atende as prefeituras de Gaspar e Timbó, no Vale do Itajaí, além do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos) de Blumenau.

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Com o mercado em pleno crescimento e muitas oportunidades, a agência visualizou o potencial que o digital apresentava para o mercado publicitário da região a partir de 2012. Os primeiros trabalhos realizados foram para clientes já atendidos pela agência, entre gestão de redes sociais, monitoramento, mídia paga (Google e Facebook), e uma intervenção em quatro portais de notícias com grande audiência no país, que resultou no primeiro case de marketing digital da Free.

A campanha foi o lançamento da nova toalha da Altenburg Têxtil, a linha Dryfit. A Free criou banners animados, em formatos especiais, para as homes dos portais. Por meio de uma animação era possível ver a interação do anúncio com a página, com a simulação de uma tela de computador molhada, com muitas gotinhas de água, que eram instantaneamente “sugadas” pelas toalhas, o que mostrava o grande poder de absorção da nova linha.

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— Alcançamos um resultado nove vezes melhor que a média dos anunciantes do Brasil. Aumentamos 974% o acesso ao site e tivemos um aumento de 600% nas vendas durante o período de veiculação. Esse foi um momento especial para a agência, que confirmou mais ainda a decisão em buscar a evolução constante nos serviços oferecidos e na transformação digital — recorda Romeu.

Conectada ao presente e criando o futuro

Em 2019, a Free se tornou uma agência com olhar 360º, antecipando tendências. Mudou o mindset, modernizou o espaço físico e contratou profissionais de ponta para o digital. Com o pensamento “Digital First”, começou a atender 360º todos os clientes, desde a concepção de uma marca até o e-commerce.

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— Com a pandemia, os hábitos mudaram, as pessoas se transformaram. Neste ambiente, a Free olhou para seu corpo colaborativo, uniu forças e apresentou ao mercado uma nova versão, moderna, criativa, conectada, preparada para o futuro e pronta para desenhar novos formatos dentro do mercado de publicidade — destaca Roberto.

Assim, enquanto muitas empresas enxugaram, a Free passou a conquistar importantes contas, como a Cadence e Duas Rodas. Obtida após uma concorrência, a conta da Cadence teve início com um rebranding da marca, com a adequação da identidade visual e de comunicação a um momento de mudança do mercado.

A estreia foi com a campanha das fritadeiras sem óleo para o Dia das Mães, que trouxe o conceito “É só programar e Plim!”, evidenciando a simplicidade e praticidade do uso dos produtos da marca. O trabalho se intensificou e a força do conceito “sim.pli.fi.que” se estendeu para todo o branding da marca e posicionou a empresa de forma mais precisa.

Outra conta importante, da maior casa de aromas da América Latina, a Duas Rodas, veio para a Free em 2019, inicialmente com a criação e desenvolvimento de toda linha de novos pontos de vendas (PDVs) para divisão de sorvetes da empresa. Em 2020, o atendimento foi ampliado para a divisão de confeitaria da empresa, contemplando as marcas Mix Ingrediente e Selecta Chocolates.

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E agora?

Atualmente, a Free trabalha 360º para as duas marcas, com foco principal nas estratégias digitais e dos pontos de vendas (PDVs) junto aos clientes. Há seis meses, a Free assumiu ainda as estratégias digitais da marca Mix na América Latina, onde a Duas Rodas tem presença forte em diversos países com unidades de produção e centros de pesquisa e inovação.

Agora, em 2022, para comemorar os 35 anos, a Free Multiagência decidiu inovar mais uma vez e abriu mão de uma comemoração entre colaboradores, clientes e fornecedores, para investir na solidariedade.

— Já temos muito a agradecer. Somos gratos por permanecermos firmes e fortes. Por sobrevivermos a tantas tempestades e dividirmos nossas alegrias e conquistas com quem tem mais necessidades básicas e urgentes. Daí surgiu o Instituto Fernando Reichert. Uma homenagem a nosso querido pai, que partiu em fevereiro de 2022 — comenta Romeu.

O lado social sempre esteve presente na vida dos irmãos Reichert e durante os 35 anos de atuação da Free Multiagência, mas chegou o momento de fortalecer isso. Eles não querem falar do que fizeram e, sim, mostrar o que será feito.

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Quer saber mais sobre a agência? Acesse o site e fique por dentro das novidades da Free Multiagência.

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