A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) vai ajudar na segurança dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 contra ameaças como um ataque com “bomba suja”. Um documento da Agência Internacional de Energia Atômica para administradores gregos informou que a instituição vai providenciar informações e equipamentos para evitar e detectar qualquer uso não-autorizado de materiais nucleares e outras substâncias radioativas durante a Olimpíada.
Continua depois da publicidade
O documento dizia ainda que os Estados Unidos estariam ajudando a aumentar a segurança em instalações de pesquisa nuclear na Grécia, enquanto a França estaria envolvida na revisão dos preparativos de resposta a incidentes.
Especialistas ocidentais em inteligência não acreditam que grupos como a Al Qaeda tenham acesso a armas nucleares, mas que os militantes provavelmente tenham a capacidade de construir uma “bomba suja”. O relatório afirma ainda que a agência está trabalhando com os gregos para proteger o evento contra a possibilidade de sabotagem em instalações nucleares.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade