A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou que procura um novo fabricante de tubos para os exames antidoping depois da decisão do grupo Berlinger de afastar-se desta atividade.
Continua depois da publicidade
“A Wada iniciou uma fase ativa de exploração para encontrar alternativas para a fabricação de tubos e colabora, para este efeito, com as agências nacionais antidoping e um certo número de agências antidoping”, explicou em um comunicado.
O grupo Berlinger anunciou que tomou “a decisão estratégica de afastar-se nos próximos meses desta atividade”.
“As formas cada vez mais institucionalizadas de doping progrediram ao longo dos últimos anos e mudaram as demandas para os tubos de ensaio”, afirmou o diretor geral do grupo, Andrea Berlinger.
Continua depois da publicidade
“Isto prejudica o esporte e é incompatível com nossos valores e nossa competência”, completou.
Em janeiro, a poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, a Wada foi informada pelo laboratório de que os tubos de última geração fabricados pela Berlinger e apresentados como invioláveis “poderiam ser abertos manualmente após o congelamento”.
A empresa respondeu que seus tubos “não poderiam ser abertos sem deixar um rastro de manipulação”, mas parou de fabricar os BEREG-KIT Geneva para retornar a seu antigo modelo, usado nos Jogos Rio-2016.
Continua depois da publicidade
* AFP