A Agência Espacial Europeia (Esa) fez uma “live” de Marte pela primeira vez nesta sexta-feira (2ª), às 13h. Como as imagens chegaram com atraso de 17 minutos (um minuto a menos que o previsto pela Esa) na Terra, o evento não foi exatamente uma transmissão ao vivo (veja abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No entanto, por causa de mau tempo em Madri, na Espanha, onde ficam alguns receptores, as imagens pararam de ser atualizadas por minutos. Como foi utilizada uma câmera antiga, as imagens foram de baixa qualidade.
— Esta é uma câmera que foi originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra, isso nunca foi tentado antes — explicou James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da Esa.
Mesmo com a dificuldade técnica, transmissão foi celebrada pelos cientistas responsáveis. O evento foi uma celebração do 20º aniversário do Mars Express, uma missão não tripulada da Esa que estuda a atmosfera e a superfície de Marte há 20 anos. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Veja como foi a live
Leia também
Lages aguarda 300 mil pessoas e giro de R$ 40 milhões com Festa do Pinhão
Tango, Camerata, exposição “Líridas” e o melhor da agenda cultural de SC em junho