A partir do dia 12 de agosto, a agência dos Correios na Vila Itoupava, área Norte de Blumenau, não prestará mais atendimento à comunidade. Quem precisar do serviço postal terá que procurar o posto franqueado na Itoupava Central. Para a entrega de cartas e encomendas, a alternativa mais próxima é a agência do bairro Victor Konder.
Continua depois da publicidade
Em nota, a estatal afirma que a medida decorre de uma decisão administrativa, mas não aponta um motivo específico. Por meio da assessoria de imprensa, os Correios ressaltam que o fechamento não trata-se de redução de custos ou processo de readequação da rede de atendimento.
A prefeitura tenta reverter a decisão com articulação política. O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) enviou ofício à presidência da estatal, bem como a senadores e deputados. Ele pede que a medida seja revertida, tal como ocorreu em 2017, quando se cogitou pela primeira vez o fechamento da agência na Vila Itoupava.
A expectativa é de que um novo posicionamento por parte dos Correios ocorra até 9 de agosto, último dia de funcionamento da agência segundo o anúncio. Entretanto, a estatal se mostra irredutível e afirma estar em busca de outras possibilidades para atender a comunidade da região.
– Os Correios estão em negociação com a prefeitura de Blumenau, discutindo alternativas para minimizar qualquer impacto à população atendida. Entre as opções, a empresa propõe a instalação de caixas comunitárias ou de uma agência comunitária na localidade, alternativas colocadas em avaliação pelo município – diz em nota.
Continua depois da publicidade
Os Correios apontam que sugeriram à Administração Municipal a instalação de uma agência comunitária na Vila Itoupava, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O problema, nesse formato, é que todos os custos ficam a cargo da prefeitura, desde as despesas com espaço até o efetivo.
– Hoje, quem mora na área rural da Vila Itoupava anda entre cinco e dez quilômetros para ter acesso à correspondência. Agora, ele vai ter de andar mais de 40 quilômetros. A Vila Itoupava tem um diferencial que a gente precisa ter a altivez de defender, que é o aspecto geográfico. Ela é mais distante do núcleo urbano da cidade – argumenta Leandro da Silva, o Índio, superintendente do distrito.
O intendente pontua ainda a existência de demanda pelos serviços prestados na agência. Ele questiona também se sempre caberá à prefeitura resolver o problema de outros entes da federação, ao apontar outros convênios firmados para não deixar a comunidade desassistida, como a emissão de carteira de trabalho.
Confira aqui onde estão as agências dos Correios em Blumenau.
Alternativas mais próximas da Vila Itoupava
Atendimento postal: Rua Doutor Pedro Zimmermann, 7683, bairro Itoupava Central, das 8h às 17h.
Continua depois da publicidade
Entrega interna de cartas e encomendas: Rua São Paulo, 1277, sala 102, bairro Victor Konder, das 10h às 18h.