A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating de longo prazo do Reino Unido de AAA para AA, e manteve a perspectiva negativa. Segundo a S&P, o rebaixamento em dois degraus reflete a visão de que o voto pela saída da União Europeia “irá enfraquecer a previsibilidade, a estabilidade e a efetividade do cenário político no país, afetar a economia e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), bem como seu equilíbrio fiscal e externo”. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
“Revisamos nossa leitura sobre as instituições britânicas e não as consideramos mais um fator de robustez para o rating soberano”, afirmou, em nota, a agência, acrescentando também que cresceram os riscos de deterioração das condições externas de financiamento do país.
Leia mais
França e Alemanha pedem união politica na Europa pós-Brexit
Uma em cada cinco empresas britânicas prevê transferências após Brexit
Continua depois da publicidade
Os maiores fatores de risco que o Brexit representa para o Brasil
A S&P nota também que o resultado da votação pode desencadear uma crise constitucional caso ele leve a um segundo plebiscito sobre a independência da Escócia e também da Irlanda do Norte.
A perspectiva negativa contabiliza os riscos à economia e à performance fiscal e externa do Reino Unido, bem como incertezas políticas e o papel da libra como uma reserva de valor.
S&P e Fitch rebaixam nota do Reino Unido