A busca pelo auxílio emergencial que será pago pelo governo por conta da pandemia de coronavírus gerou fila e aglomeração em uma agência bancária do bairro Ingleses, Norte da Ilha, nesta segunda-feira (13). As pessoas se acumularam ao lado de fora do prédio da Caixa Econômica Federal, algumas sem máscaras e próximas umas às outras. A Guarda Municipal de Florianópolis foi até o local e orientou sobre os cuidados necessários.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Rapidamente nossos agentes se deslocam e verificamos se os estabelecimentos estão cumprindo os decretos. Recebemos a informação sobre as pessoas aglomeradas na agência bancária. A Guarda trabalha para evitar as aglomerações, conscientizando as pessoas a respeitarem um espaço de dois metros das demais e verificando o uso das máscaras de tecido — afirma Ricardo Pastrana, subcomandante da GMF.

Conforme o guia de "regras do coronavírus" publicado pelo Governo do Estado, as pessoas precisam respeitar a distância de pelo menos um metro e meio umas das outras ao buscarem serviços de atendimento ao público. É recomendado o uso de máscaras de tecido sempre ao sair de casa. As mãos precisam ser constantemente higienizadas, seja com água e sabão ou álcool em gel.

O Governo Federal começará a pagar nesta terça (14) um novo lote do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores que ficaram sem renda devido à quarentena de combate à pandemia. Entram nesse lote pessoas que estavam no CadÚnico (Cadastro Único) e não tinham conta nos bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Confira os detalhes sobre a retirada no NSC Total.

Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total

Continua depois da publicidade