Nem o verão nem a alta temporada turística iniciaram ainda, mas o número de afogamentos registrados em Santa Catarina em outubro já é 50% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Foram 80 casos registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desde o dia 1º, conforme dados repassados nesta segunda-feira (21).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No ano passado, foram 53 casos registrados em outubro. O recorde dos últimos cinco anos, no entanto, foi em 2020. Segundo o CBMSC, foram 121 casos, o que, de acordo com a corporação, pode ter relação com a pandemia, que na época fez mais pessoas irem à praia, já que locais fechados ainda eram evitados.
O aumento de casos de afogamento em outubro deste ano também pode ter relação com o menor volume de chuvas em 2024, em relação a 2023. Segundo a Epagri/Ciram, os totais de chuva em outubro de 2023 passaram dos 400 milímetros em boa parte do Estado, três vezes mais que a média histórica do mês.
Este ano, a Epagri/Ciram ainda não divulgou os totais de chuva do mês no Estado, mas a previsão para outubro era de chuvas entre 140 e 180 milímetros na maior parte do território catarinense, exceto no Oeste e Meio Oeste, onde a previsão era entre 210 e 280 milímetros.
Continua depois da publicidade
Afogamentos em outubro nos últimos cinco anos
- 2020: 121
- 2021: 43
- 2022: 47
- 2023: 53
- 2024: 80
Número de casos em SC acendem alerta
Afogamentos recentes no Estado, antes mesmo da alta temporada de verão (quando mais pessoas vão à praia), acendem um alerta para os bombeiros, que orientam ao cuidado especialmente com crianças e adolescentes.
Nesta segunda-feira (21), uma adolescente de 12 anos se afogou na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Ela foi socorrida pelos bombeiros de Florianópolis. A vítima brincava com uma prancha quando se soltou e se afogou.
Ela foi resgatada em afogamento grau 2, quando há tosse, pouca espuma na boca e no nariz. A adolescente foi atendida e levada pelo helicóptero Arcanjo 01 ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, no bairro Agronômica.
A pré-temporada da Operação Veraneio deve iniciar apenas no dia 2 de novembro, segundo o CBMSC.
Orientações e cuidados
- Supervisão constante: Crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável ao redor de piscinas e outras áreas aquáticas. Mesmo na presença de guarda-vidas, a atenção não pode ser negligenciada.
- Barreiras físicas: É recomendado que piscinas tenham barreiras físicas, como cercas com portões trancados, para evitar acesso não supervisionado.
- Precauções adicionais: Em locais como clubes, hotéis e pousadas, certifique-se de que há presença de guarda-vidas. Tenha um telefone carregado e com sinal disponível para emergências.
- Ambiente doméstico seguro: Mantenha portas de áreas de serviço e banheiros sempre fechadas, e recipientes como baldes e bacias virados para baixo para evitar acidentes, já que mesmo com pouca água, dependendo do tamanho da criança, isso apresenta riscos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Turista argentino morre afogado em Bombinhas
Pai morre afogado e criança desaparece nas águas da Praia de Mariscal, em Bombinhas
Praia de Florianópolis registra aumento de mais de 600% em casos de afogamentos em um ano